25/02/2022 às 16h56min - Atualizada em 25/02/2022 às 16h54min

Vinícius de Lima Neves : A história dos mecanismos de buscas

Divulgação
 

Vinícius de Lima Neves destaca com clareza a história dos buscadores na internet. Confira o nosso artigo!

Hoje, quase todas as pessoas que precisam da Internet para trabalhar usam as Ferramentas de Busca websites que listam outros sites baseados em uma pesquisa na web através de palavras-chave ou categorias.

Apesar de muitos indivíduos não poderem imaginar como viver sem esse tipo de serviço, ele apenas começou há alguns anos atrás, em 1990, quando a primeira Ferramenta de Busca, chamada Archie, foi criada por Alan Emtage, um estudante que morava em Montreal.

Não existia a “World Wide Web” ainda, e as pessoas compartilhavam dados e arquivos usando este programa, através de um servidor FTP.

Depois da invenção, muitas pessoas a incrementaram. Quando a WWW chegou, a primeira Ferramenta de Busca da Web foi criada, em 1993, por Matthew Gray, e ela foi chamada de “Wandex”, um robô de computador que contava servidores da web ativos, mas ele causou retardação do sistema devido ao acesso da mesma página centenas de vezes ao dia, como seu similar, o Aliweb, que apareceu no mesmo ano e ainda funciona hoje.

Vinícius de Lima Neves : O primeiro mecanismo de busca

Em 1994, o WebCrawler foi criado, a ele foi a primeira Ferramenta de Busca de “texto cheio”, que deixava as pessoas procurarem por qualquer palavra em qualquer página da web.

O Lycos também veio em 1994 e tornou-se a Ferramenta de Busca mais popular da década. Muitas Ferramentas de Busca surgiram depois disso, como o Infoseek, o Inktomi, o Northern Light, o AltaVista e o Excite, e eles competiram com diretórios populares, como o Yahoo!, que surgiu em 1994 e foi um diretório de procura que fornecia uma descrição com cada URL.

Mais tarde, em 1998, a Ferramenta de Busca que se tornaria a mais popular atualmente foi lançada: o Google.

Ele teve sua ascensão em torno de 2001, porque ele ordena gradualmente as páginas: sites bons e desejáveis são “linkados” mais do que os outros.

Fazendo isso, o Google ganho muitos imitadores. Ele utiliza vários critérios para determinar a relevância dos assuntos dos sites. Seu algoritmo “lembra” onde esteve e anexa as páginas mais procuradas em primeiro lugar na listagem. Em 2003, o Yahoo! usava o Google para seus resultados de pesquisa, mas em 2004 ele criou sua própria Ferramenta de Busca.

O site do gênero mais recente é o MSN procura, feito pela Microsoft em 2004, que dominaria o mercado hoje, juntamente com o Google e o Yahoo.

Sobre o autor

Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias. Com o passar dos anos Vinícius se tornou especialista em SEO e mecanismos de busca.



Enviado por Sua Imprensa

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp