23/12/2021 às 14h37min - Atualizada em 23/12/2021 às 14h29min

Confira dicas para emagrecer ainda este ano!

Divulgação

Dr Neto Scardovelli Médico que trabalha com emagrecimento dá algumas dicas! A corrida às academias já começou. Aliás, é só o verão despontar no horizonte, que as palavras dieta e malhação entram no vocabulário daqueles e daquelas que esperam uma silhueta mais fina para a temporada das roupas curtas. No litoral, isso fica ainda mais evidente, afinal, praia, piscina, passeios na orla e confraternizações estão na programação de muita gente e a maioria quer sair bem na foto.

Embora gordura não seja necessariamente sinônimo de problemas de saúde, é sabido que muitas doenças decorrem do excesso de peso, como colesterol alto, diabetes e pressão alta, então, nem sempre é apenas estética. Se você está insatisfeito com a aparência, ou deseja melhorar a saúde, estas dicas do médico Neto Scardovelli, que atua no combate ao sobrepeso e obesidade vão te ajudar.

Ele explica que a obesidade é uma doença grave, progressiva e que não tem cura, mas que para entender os mecanismos que levam uma pessoa a engordar constantemente é preciso avaliar a etimologia da doença, que nunca tem um único fator desencadeante. “É preciso entender qual dos fatores é predominante para aquela pessoa ganhar peso, pois geralmente o ganho de peso é multifatorial. Cabe ao médico entender individualmente cada pessoa, sua rotina, suas dores, seus transtornos, o ambiente que está inserida, e principalmente seu comportamento, acrescenta. – Emagrecer nem sempre é o mais difícil! Difícil é a manutenção, disse Neto, que possui consultório em Balneário Camboriú e lista abaixo algumas dicas para começar o processo de perda de peso.

Em primeiro lugar trace uma expectativa real. Não adianta querer perder 20 quilos num mês, pois esse processo precisa ser planejado a médio/longo prazo, caso contrário você se frustará e a somatória dessas frustrações tornará o processo cada vez mais difícil. Mas para começar e perder algumas medidas ainda pro verão, siga estas dicas: – comece o projeto verão mas utilize-o como pontapé inicial de uma real mudança de vida. – Vale manter-se hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia. Uma maneira fácil de isso acontecer é disponibilidade. Levantar para beber água nem sempre acontecerá mas, se você estiver sempre com uma garrafinha por perto isso torna a ingesta de água mais regular. – Dar preferência para os alimentos ricos em fibras, como os alimentos integrais, além de frutas inteiras e com a casca (sempre que possível), vegetais crus, aveia, quinoa, linhaça, dentre outros.

O consumo destes alimentos prolonga a saciedade e podem, portanto, contribuir para o consumo em menor quantidade; – Fazer pratos mais coloridos, com o uso de legumes, verduras e frutas, isso torna tudo mais atrativo e saboroso; – Incluir fontes de proteínas saudáveis, provenientes de carnes magras, peixes e ovos, evitando preparações fritas ou com adição excessiva de óleo ou gorduras.

Para quem segue uma alimentação vegetariana, pode optar pelo ovo (caso inclua), tofu e leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico, ervilha); – Incluir fontes de gorduras de boa qualidade, como azeite de oliva, frutos oleaginosos, sementes, abacate, em quantidade moderada e controlada, já que são uma grande fonte de calorias. – Mexa-se! Comece caminhando e vá buscando atividades que queimem calorias, mas que também tragam satisfação. O importante é não ficar parado, e claro, não exagere nas festas de final de ano!


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp