17/12/2021 às 10h59min - Atualizada em 17/12/2021 às 10h57min

Perdi meus dados e agora?

Divulgação
Existem várias formas de perder os dados, tanto seus dados pessoais quanto com os arquivos de sua empresa. Mesmo que você tenha a maior segurança possível ou também tenha se prevenido para não perdê-los.
 
Neste texto iremos falar sobre as formas que você pode perder seus dados, e também como se prevenir de perdê-los, para que futuramente você não tenha nenhum prejuízo.

Quais as formas que posso perder meus dados?

Existem várias formas de perder seus dados, e vamos citar alguns aqui. Uma das formas de perder seus dados é derrubando o seu HD, algo que pode acontecer muito facilmente. O HD é muito delicado, qualquer queda pode causar desalinhamento do sistema de leitura em relação aos pratos do HD.

Algo também que ocorre é um ataque ransomware, que o hacker entra no sistema, acaba encriptando e roubando os dados, muita das vezes acaba ameaçando a vítima de vazar os dados, pedindo em troca uma recompensa que não é nada barata.

O ransomware ataca e bloqueia sistemas, existem relatos de um hacker que ficou um tempo infiltrado escondido em um banco de dados mudando a rotina de backup, e quebrando o sistema, fazendo com que a vítima não possa recuperar seus dados e fique sem o backup.

Outra perda de dados que acontece com fotógrafos também é a perda de dados em cartão de memória, que pode acontecer de várias formas, uma é a exclusão ou ter algum arquivo corrompido que é bem comum acontecer, também quebrar o conector te deixa impossibilitado de ter seus dados acessados.

 Outra das coisas que pode acontecer por alguns motivos, é a queima da memória flash, tanto por desgaste da memória, e também por picos de energia quando o cartão estiver conectado ao notebook.

Outro tipo de perda é a perda de dados de um pendrive, que pode acontecer de muitas formas,  a principal é pelos dados serem corrompidos, por não ejetar o pendrive. Outra coisa é a pessoa apagar um dado permanentemente sem querer, o que pode ocorrer muito também é a queima de circuitos eletrônicos no pendrive, a quebra do conector, uma formatação indesejável, e também um problema de firmware.
 

Como posso me prevenir e recuperar os dados?

Possuem várias formas de se prevenir de ataques e de perda de dados, uma delas na qual é muito eficaz a ataques de vírus, é o famoso antivírus. São aplicativos que detectam qualquer tipo de malware, e são capazes de removê-los ou apenas para-los dependendo do tipo do malware.

Outro tipo de prevenção é o método de backup  3-2-1, que pode te salvar de qualquer tipo de desastre ou perda dos seus dados. A ideia desse backup são três cópias de backup separadas, sem influência sobre o outro backup.

Outra coisa muito importante é sempre deixar o seu sistema operacional atualizado, pois a desenvolvedora do sistema fica em constante atualização, arrumando bugs, e facilitando cada vez mais para o usuário navegar tranquilamente.

Um caso que ocorreu a algum tempo, foi um ataque em massa no Windows 7, que invadiram por meio de uma falha no sistema, e os usuários sofreram muitos danos. Agora imagine se as vítimas tivessem atualizado seus softwares, será que teria acontecido este ataque?

Mas se você perder seus dados será possível recuperá-los? Recentemente conhecemos duas empresas que fazem essa recuperação de dados: a Digital Recovery e a Corvus, eles recuperam dados, tanto de ataques malware e até em seu HD quebrado ou pendrive.
 

Conclusão

Caso você tenha perdido seus dados, mantenha a calma pois é possível recuperá-los, desde um cartão de memória até um servidor. E a perda de dados pode ocorrer de várias formas, como uma perda através de um ataque ransomware, de um HD, cartão de memória, pendrive e até um servidor danificado ou queimado. Pois existem empresas especializadas em recuperação de dados.

E para que você não precise correr para estas alternativas, o bom é que você sempre tenha um backup, para que caso aconteça algo inesperado você tenha a solução no momento e não precisa de nenhum desespero.

Outra coisa super importante é sempre deixar seus drivers e hardware sempre atualizados, pois as provedoras e criadoras deles sempre vem corrigindo bugs, que até podem parecer bobos, mas podem te evitar de um ataque de um vírus ou ransomware.



Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp