01/12/2021 às 10h24min - Atualizada em 01/12/2021 às 10h19min

O que é SSD? É possível recuperar dados perdidos?

Divulgação

A memória SSD, conhecida por alguns como Unidade em Estado Sólido, funciona para armazenar arquivos de computadores. Não é um HD, pode parecer iguais, mas são tecnologias distintas. O hardware do SSD não possui agulhas discos ou motores, como no HD, mas funciona em memória flash. Sendo uma tecnologia recente, que começou a surgir em 2006, mas fornece muitas vantagens, e algumas desvantagens. 

A sua principal vantagem é o seu desempenho, e performance tendo taxa de transferências maiores. Os seus componentes não são frágeis como os de HD

A sua desvantagem é que como usa memória flash, como em pen drive e cartões de memória, tenha apenas alguns anos de usabilidade, de 8 – 10 anos nos modelos mais novos, sendo que o HD dura muito mais tempo. E ao longo do tempo, vai perdendo a performance, como sendo memória flash. 

Quais são os tipos de SSD? 

Bom, sabemos o que é um SSD, também algumas vantagens e desvantagens, pois agora, vamos conhecer alguns tipos de SSD. Segue abaixo os modelos: 

SATA 

Esse é o modelo mais usado, é mais conhecido. A dimensão dele é de 2,5 mm, conectado via SATA à placa mãe. 

SSD PCI Express 

Esse SSD é conectado na placa mãe, com uma conexão híbrida, que tem a conexão SATA e pode conectar na PCIe da placa mãe, tendo assim 3 entradas no cabo de conexão. Essa tecnologia não conseguiu se evoluir, e hoje é bastante incomum achar alguém que a use. 

M2 

Esse é o modelo considerado o mais recente. Esse tipo de SSD conecta diretamente na placa mãe, pois ele é bem menor do que os outros modelos, não sendo necessário usar cabos. A principal vantagem é que oferece maior desempenho e performance falando de SSD. Infelizmente ele não suporta todas as placas mães, então ao comprar valide bem antes, para que não ocorra nenhum erro. 

Infelizmente sendo uma tecnologia nova, ele ainda tem um preço um pouco alto. Porém ressaltando que, na maioria das tecnologias novas o preço começa elevado, como o HD e os SSD mais antigos. 

É seguro usar SSD?    

Bom, falando de hardware, eles são mais seguros que o HD pois não possuem partes mecânicas, o que diminui o risco de perder os dados, ao bater ou houver algum tipo de vibração no computador. 

Já quesito a sistemas, Windows, Mac e entre outros. Já está em questão o gerenciamento do usuário, tomando cuidado com vírus, e com falhas humanas que trazem problemas ao mesmo. Instale um bom protetor de vírus no sistema operacional, no caso empresarial, configure um firewall de segurança para a sua rede. 

Ele é prático, menos, e mais leve para se transportar do que um HD, porém não é recomendável ficar removendo o mesmo sempre, pois pode haver algum problema no encaixe.     

Se acaso tiver perda de dados, é possível recuperar? 

O SSD é um ambiente seguro, sendo mais difícil de quebrar em quedas, agressões, claro que ele não é indestrutível, se as agressões e quedas ou outro tipo de atrito continuar, um dia ele vai quebrar, mas comparado ao HD ele é bem mais seguro, sabendo disso tome cuidado e prevenção contra atritos, agressões, água, alta temperatura e entre outro. 

Mesmo sabendo que o SSD é um lugar seguro, se houver proteções no Windows ou na rede, pode acontecer algum ataque hacker, ou mesmo falhas humanas, quebrando o conector, deixando cair água entre outros problemas. 

É possível recuperar os dados perdidos, porém não é tão simples, se houve algum tipo de problema, leve para uma empresa de recuperação, pois o processo de trazer de volta os arquivos, é bem delicado. 

No mercado de empresas temos algumas que oferecem esse tipo de serviço com segurança, uma delas se chama Digital Recovery, dizendo ser especialista no quesito a recuperar SSD em seu site diz ter um departamento exclusivo para recuperação em SSD. Não só ela, também encontramos outra chamada Corvus, falam que o diagnóstico do SSD sai em 24h úteis após a entrega do aparelho, e que trabalham com contrato NDA, trazendo segurança aos dados. 

Sabendo que é possível recuperação, busque ajuda. 

Conclusão 

O SSD é um hardware de armazenamento de dados, fornecendo maior desempenho e performance do que um HD. Ele tem vários tipos, e os seus modelos cada um tem especificações diferentes, sendo assim ao comprar, se atente as necessidades. 

Se houve algum problema com o SSD, ataques hackers maliciosos, ou quebra do conector ou outro problema relacionado a hardware. Entre em contato com os especialistas e resolva seu problema. 


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp