10/11/2021 às 17h04min - Atualizada em 10/11/2021 às 16h58min

O que é Banco de Dados? É possível recuperar dados perdidos?

Divulgação

Um banco de dados serve para armazenar e organizar informações ou dados estruturados. Pode estar em servidores e em sistemas de computadores, pois na maioria dos bancos, existe o sistema de gerenciamento, conhecido como DBMS (Data Base Management System) ou SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).  

O sistema DBMS - Database Management System, usa métodos de recuperar e executar consultas. Também simplifica usando interface gráfica para criação e edição, facilitando a organização das informações ou dados estruturados. 

Quais são os tipos de Banco de Dados? 

Existe diversos tipos de banco de dados, porém abordaremos os 5 principais, que são eles: 

1 – Oracle: 

Foi criado entre os anos 70 e 80, a sua principal linguagem é PS/SQL, funcionando tanto no Windows como no Linux, dando assim abertura aos usuários, para que todos consigam usar com facilidade  no seu ambiente de trabalho, sem precisar trocar sistemas de computadores ou servidores. Uma das suas principais características, é a capacidade de suportar grandes volumes de dados e alto desempenho. 

2 – SQL Server:  

Foi desenvolvido pela Sybase com parceria da Microsoft. Suas principais linguagens de consulta são: Transact-SQL (T-SQL) e ANSI SQL. Ele permite criar tabelas relacionadas, evitando redundância de armazenamento.   

3 – MySQL: 

A sua linguagem é SQL (linguagem de consulta estruturada), foi criado na Suécia, seu maior motivo de sucesso e expansão, foi porque tem facilidade de integração com PHP. Também possui grande facilidade de uso, funcionando em diversos sistemas operacionais, como alguns deles: Windows, Linux, FreeBSD etc. 

4 – PostgreSQL: 

O PostgreSQL é open source, sendo assim, ele contém o código aberto para a modificação de programação. Um dos pontos principais é sua adequação, ajudando a construir bancos de dados mais otimizados. Consegue trabalhar com aplicações complexas e com turbilhão de dados. Funcionando em Windows, Linux e Mac.  

 5 – MongoDB: 

Foi lançado em 2009, é um sistema de código aberto. Escrito na linguagem de C++, C, Go e Javascript, classificado como banco de dados em NoSQL. Fato que o torna portável em vários sistemas operacionais. Tem documentos parecidos com JSON, e compatível com frameworks e linguagens, como: NodeJS, C#, .NET, Java, Perl, PHP e seus frameworks, Python, Ruby. 

Banco de dados é seguro? 

Tomando providências de manter o local seguro, que o Banco de Dados está hospedado, sim ele é seguro. Porém, mesmo sendo um sistema que pode estar sendo protegido por Firewall nos servidores, antivírus nos computadores, podem ocorrer riscos, como tudo o que está ligado à rede de computadores. 

Levando em conta que também pode acontecer de ter erros do próprio sistema de gerenciamento (DBMS), falhas humanas, ataques externos de hackers, como falhas operacionais, corrupção de partições, problemas com hardware, como formatação indevida, e até mesmo como ataques cibernéticos.  

O que fazer se acaso perder meus dados? 

Existem empresas especializadas em recuperação de dados em Banco de Dados, trazendo as informações novamente que foram perdidas. 

Sendo assim, o mais rápido possível, que procurar pessoas especializadas, mais rápido também terá os dados em mãos. Evitando ocorrer mais falhas nas operações. 

Para a recuperação, precisam ser empresas sérias e comprometidas com a segurança do usuário, e com seus dados. A empresa Digital Recovery, em seu site, diz ser especialista em recuperação em diversos tipos de Banco de Dados. Trabalham com esse tipo de problema desde 2001, e apresentam uma tecnologia exclusiva para recuperação. 

Não só ela, também a empresa Corvus, está trabalhando há 14 anos com perdas de informações em banco de dados. Também solucionam problemas em sistemas incomuns, como DBFS (Oracle DataBase File System) e HPFS (High Performance File System). 

Conclusão 

Os bancos de dados são essenciais para qualquer empresa, para proteção, organização dos dados, também para manter guardado dados importantes. Existem vários tipos de bancos de dados, escrita em diversas linguagens de programação, tendo várias possibilidades, que facilita o usuário a usar. 

A proteção do banco de dados, seja ele em servidores ou em computadores, é fundamental para a saúde da empresa. Implantando Firewall ou outros sistemas de segurança. 

Mesmo se houver erros humanos, causando falhas. Erros do sistema de gerenciamento de Banco de dados, causando problemas de hardware, partições corrompidas e entre outras. E se houver ataques externos de hackers, ataques cibernéticos. É possível a recuperação em alguns casos. Procure especialistas que possam te ajudar. Os dados são importantes para o legado da empresa.

 


Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp