01/08/2019 às 12h17min - Atualizada em 01/08/2019 às 12h17min

Atividades físicas auxiliam na cura da depressão

Katherine Maurente fala sobre o transtorno Bipolar e a Depressão

Reprodução Pinterest

A depressão é um transtorno mental que produz alteração de humor caracterizado por tristeza profunda, sentimento de dor, baixa auto - estima, distúrbios de sono, apetite e até falta de concentração. Muitos desses transtornos são provenientes de rotina desgastante, problemas no âmbito pessoal, profissional e na vida amorosa. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo, estimasse que atualmente cerca de 5,8% da população do Brasil sofre com a doença, ou seja mais de 11,5 milhões de pessoas, e cerca de 18,6 milhões de pessoas têm distúrbios relacionados a ansiedade. 

Muitas terapias e alternativas são propostas para a melhora desse transtorno, uma das mais eficazes são as atividades físicas. Além de cuidar do corpo, automaticamente a mente e o estado de espírito mudam. Ao se exercitar o ser humano libera endorfina o hormônio da felicidade, que provoca euforia natural, promove sensação de bem-estar e libera dopamina que serve como uma espécie de tranquilizante e analgésico natural.  

Essas sensações contribuem para o equilíbrio psicossocial e emocional, trazendo melhora nas funções cognitivas, na integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, auxilia na memória, humor, sono e podem até aumentar a libido.  

É indicado que se faça pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais, através dessas atividades a pessoa que sofre com o transtorno ocupa a mente e se desliga dos problemas por alguns instantes, a grande maioria dessas atividades podem ser feitas em casa, e essa é a vantagem pois é um ambiente onde o paciente se sente mais confortável. 

Atividades do dia a dia podem ser o gatilho que vai impulsionar a pessoa depressiva para outras atividades físicas mais especificas, portanto, começar o dia com uma caminhada pelo bairro ou no parque, pode aprimorar o bem-estar e ainda conecta a pessoa a natureza. Algumas atividades domésticas concedem mobilidade e podem ajudar a desestressar, alongamentos também são atividades legais e que ajudam na circulação sanguínea e aliviam a mente.

 

Sobre Katherine Maurente:

Em 2012 iniciou o curso de enfermagem e assim que se formou e começou a trabalhar, criou novas percepções sobre os pacientes, e entendeu que muitas pessoas que chegam ao hospital nem sempre estão doentes apenas fisicamente. Muitos chegam ao hospital passando mal, mas esse “passar mal” é apenas um refúgio para serem ouvidas por alguém.

Katherine sentiu necessidade de ajudar ainda mais essas pessoas, percebeu que associando suas outras formações na área de coach e hipnose, seria um caminho para auxiliar essas pessoas. Ela os acolhe e orienta dando motivação para que essas pessoas consigam superar seus desafios.

Atualmente usa suas redes sociais para expandir seus ensinamentos para fora dos muros do hospital. Em seu instagram que conta com mais de 30 mil seguidores, divide seu trabalho, conhecimentos e mensagens positivas, mostrando que todos são capazes de modificar a vida mentalmente e fisicamente.

 

Siga Katherine no Instagram: 

Instagram: https://www.instagram.com/enf.katherine/ 
 

Facebook: https://www.facebook.com/Enfkatherinemaurentecoach

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp