08/02/2018 às 20h16min - Atualizada em 08/02/2018 às 20h16min

Pré-Burro abre com chave de ouro o Carnaval de Porto Ferreira

O Carnaval em Porto Ferreira acontece desde o início do século passado (1900). Os mais animados habitantes da cidade saíam pelas ruas e se divertiam jogando, uns nos outros, água, farinha, pó de mico, etc.

Em 1934, o Carnaval de rua apresentou pela primeira vez as “Correrias do Boi”, inspiradas no Bumba-Meu-Boi do folclore nordestino. Nasceu pelas mãos dos ferroviários Florisbelo David, Coimbrão, Picolino, Sai-cedo, Leodobino, Antonio Martins, José Américo Filho e outros. Eles confeccionaram o primeiro boi no pátio da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e por lá o bloco permaneceu durante 4 anos. Depois, os ferroviários deixaram de fazer o boi e então José Américo da Silva e Aparecido Espírito Santo, que brincavam fantasiados junto com o boi, deram continuidade ao bloco.

O primeiro boi, temido desde seu nascimento, era feito de armação de bambu envolto em tiras de sacos de estopa (juta) e coberto com pedaços de lonas que cobriam os vagões da Cia. Paulista. Depois era pintado com o pó de sapato (tinta preta).

Quem visitar Porto Ferreira no Carnaval vai poder conhecer vários blocos de boi que transformam as ruas da cidade com uma divertida brincadeira da pega do boi. O folião que se atrever a invadir a rua do boi com certeza vai ter que correr muito.

Outras figuras surgiram, porém o que se consolidou e se tornou o mais popular foi o famoso "BROCO DO BURRO" que abre o carnaval da cidade arrastando mais de 20 mil pessoas pelas ruas da cidade.

Esse ano de 2018, Porto Ferreira ganhou uma surpresa. O jovem empreendedor João Paulo Arnoni, resolveu unir a figura do tradicional e popular Burro em uma festa carnavalesca que abriria o carnaval da cidade. O evento foi lançado e para surpresa de todos, os ingressos foram esgotados.

Assim nasceu o Pré-Burro, uma mega festa que abriu o carnaval de Porto Ferreira com muita música e diversão e decretou com estilo a abertura do carnaval ferreirense.

Centenas de foliões aderiram os abadás e fizeram a festa ter uma grande repercussão. A festa contou com várias atrações entre elas a bateria do bloco Michordas e a dupla Fernando e Franco. O organizador João Paulo, depois de todo sucesso do evento, estuda agora novos projetos, principalmente o de ter outras edições do evento durante o ano.

 

Confira algumas fotos dessa grande festa:

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp