02/03/2016 às 16h09min - Atualizada em 02/03/2016 às 16h09min

O Coletivo Pi Convida a população para ação

Foto: Rodrigo Dionisio

O Coletivo Pi, famoso por realizar ações de grande impacto, convida a população para participar da Performance “Entre Saltos”, que tomará as ruas do Centro de São Paulo em março, mês das mulheres. Em uma caminhada, o Coletivo Pi se junta a todos os interessados, para refletir sobre a relação do feminino com a cidade. Ótima oportunidade de conhecer o trabalho deste grupo que vem propondo importantes reflexões sobre a mulher na sociedade contemporânea, pensando e realizando ações, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.

O GÊNERO FEMININO E A CIDADE

 

No mês das mulheres, as ruas do centro de São Paulo recebem pela segunda vez a performance urbana Entre Saltos do Coletivo PI, dentro da programação do Centro de Referência da Dança. A ação extremamente impactante do coletivo, convida a população a refletir sobre as questões de gênero e a relação do feminino com a cidade, através de uma performance urbana.        

 

Com Entre Saltos, o Coletivo Pi, aborda o gênero feminino no mundo contemporâneo, ao tratar da construção da feminilidade, bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada de muitas pessoas, com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, enfatizando o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação em site specific com os sapatos utilizados durante a caminhada. Segundo a integrante do Coletivo PI, Natalia Vianna “A instalação é uma forma de deixarmos nossa marca na cidade, um vestígio da passagem do coro. Por isso ela é única em cada trajeto realizado”.

 

O Coletivo Pi, que agora toma mais uma vez as ruas de São Paulo, tem uma história com outros estados brasileiros, por onde passou e deixou sua marca! Em 2014, Entre Saltos percorreu quatro cidades brasileiras através do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais: São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. Essa experiência gerou o documentário Entre Saltos, que foi exibido em unidades do SESC - SP. Em 2015, durante o mês de março, Entre Saltos fez parte da programação "Mulheres em Cartaz" do Sesc Belenzinho-SP, culminando com a performance ocorrida no Dia Internacional da Mulher. Em agosto, com enorme repercussão e interação com a população, o grupo apresentou a mesma ação nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ). Ao todo, cerca de 250 pessoas já participaram desta intervenção, que inclusive tem como uma de suas características, estar aberta à participação de qualquer interessado. Agora, a ação acontece no centro de São Paulo, no dia 12 de março, saindo às 15h do Centro de Referência da Dança.

 

A oficina preparatória para os interessados, acontece nos dias 09,10 e 11 de março, no Centro de Referência da Dança, das 18h às 21h. Durante a atividade, serão expostos os conceitos sobre a intervenção urbana e jogos performativos em coro que visam a preparação para a caminhada pela cidade. Os únicos requisitos são participar dos três dias de oficina preparatória e trazer um par de sapatos de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI.

 

“Entre Saltos é uma performance para ser realizada por artistas e não artistas, performers e não performers. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de manifestação artística pode se inscrever para participar das oficinas preparatórias. É uma ação que não está restrita apenas às mulheres, e sim a qualquer pessoa interessada em refletir sobre o gênero feminino. O salto alto é o elemento principal dessa performance, pois o elegemos como símbolo para discutir os vários papéis da mulher na sociedade. Trata-se de uma provocação sobre o constante subir e descer do salto , metáfora do equilíbrio e desequilíbrio, da força e fragilidade que permeiam o universo feminino.” explica Priscilla Toscano, diretora do Coletivo PI.

        

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no blog www.coletivopi.com. ou fazer a inscrição pessoalmente no Centro de Referência da Dança (segunda á sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h).

 

SOBRE A OFICINA DE PERFORMANCE

 

Todos os participantes da oficina, artistas e não artistas serão preparados para a realizar a performance Entre Saltos. Os encontros acontecerão no Centro de Referência da Dança e serão conduzidos pelas artistas do Coletivo PI, Priscilla Toscano e Natália Vianna. Na primeira parte da oficina ocorrerá a análise e debate sobre algumas das principais referências da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais com ênfase na produção de artistas mulheres. O material que será apresentado busca destacar ações performativas que problematizem as relações entre performance e cidade estimulando os participantes a discutirem novas práticas artísticas que ressignifiquem e criem relações afetivas com o espaço urbano. Na segunda parte dos encontros serão realizados jogos performativos coletivos dentro da sala e no espaço urbano com o intuito de desenvolver a conexão do grupo e criar repertório de ações e símbolos à partir da questões que envolvem a performance Entre Saltos. Durante a oficina os participantes provarão o figurino que é cedido pelo Coletivo PI e para participar precisam trazer um sapato de salto alto preto.

 

ENTRE SALTOS

Oficina de Performance Urbana

Data: 09,10 e 11 de março (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: das 18h às 21h

Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo

Endereço: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro SP (antiga Escola Municipal de Bailado)

Indicação: à partir dos 15 anos (menores de idade precisarão de autorização do responsável)

Inscrições: pela internet através do formulário eletrônico disponível no blog do Coletivo PI ou pessoalmente no Centro de Referência da Dança de segunda a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.

Ministrantes: Priscilla Toscano e Natalia Vianna

Conteúdo/Programação: Introdução à Intervenção Urbana; Exposição de fotografias e vídeos de algumas das principais referências sobre a linguagem e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais; Discussões sobre o universo feminino, o corpo da mulher e a cidade; Exercícios práticos performativos centrados no conceito de coralidade e preparo para atuar na rua; Orientação sobre a caminhada com o sapato de salto e a construção da instalação de Entre Saltos; Prova de figurinos. Participantes devem trazer um sapato de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação.

 

Performance urbana Entre Saltos

Data: 12 de março (sábado)

Horário: das 13h às 18h30 (ENTRE SALTOS tem duração de 2 horas. Este horário compreende preparação – performance – desmontagem)

Local/Trajeto: A concentração e a saída do grupo será no Centro de Referência da Dança. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade de São Paulo
Saída da Intervenção: 15h

O COLETIVO PI

O Coletivo Pi criado em 2009, pelas atrizes e diretoras Pâmella Cruz e Priscilla Toscano, é um núcleo de performance e intervenções urbanas que realiza intervenções e ações híbridas, trabalhando nas fronteiras das linguagens: teatro, vídeo, instalações plásticas, dança, entre outras. O núcleo é formado também por Natalia Vianna, Chai Rodrigues, Mari Sanhudo e Jean Carlo Cunha. A pesquisa do grupo tem como base o diálogo entre o artista e o espaço na construção de formas poéticas que representem e transformem um espaço (físico ou imaginário), resgatando memórias, discutindo suas funções e propondo novas percepções nas relações entre o sujeito e a cidade.

Os principais trabalhos do grupo são a performance Entre Saltos, contemplada em 2013 pelo Prêmio FUNARTE – Mulheres nas Artes Visuais. Fruto deste trabalho é o documentário “Entre Saltos”. Ainda discutindo as construções de gênero há a performance Contornos, em que quatro mulheres pintam uma superfície com seus próprios corpos, questionando corpo feminino na sociedade suas marcas. A ação já foi realizada em diversas unidades do Sesc de São Paulo e no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro em 2015. Também em 2015, realizou uma série de Saraus Culturais sobre “Literatura Feminina Contemporânea”, no espaço histórico Casa das Rosas, em São Paulo. Com o Sarau do PI, o grupo realizou edições com lotação máxima da casa, intercalando temas como poesia e crônica, literatura erótica, literatura de periferia e dramaturgia feminina. Também, em 2015, realizou a segunda temporada do espetáculo itinerante “O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos”, nas ruas do Baixo Centro de São Paulo por meio do Prêmio Artes na Rua da Funarte, tratando das questões da vida nas grandes metrópoles. A primeira temporada já havia feito muito sucesso e foi realizada em período de residência artística no espaço Casa das Caldeiras.

O Coletivo Pi tem como objetivo pensar e realizar intervenções e performances sob a ótica do gênero feminino, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.

 

FICHA TÉCNICA ENTRE SALTOS

Criação e realização: Coletivo PI

Direção: Priscilla Toscano

Assistente de direção: Natália Vianna

Performers: Priscilla Toscano, Pâmella Cruz, Natália Vianna, Chai Rodrigues + participantes da oficina.

Direção de produção: Priscilla Toscano

Assistente de produção: Mari Sanhudo

Apoio técnico: Chai Rodrigues e Jean Carlo Cunha

Comunicação: Pâmella Cruz e Chai Rodrigues

Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini

 

CONTATOS

Coletivo PI - www.coletivopi.com - https://www.facebook.com/coletivopi

Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo- www.crdsp.com.br tel (11) 3214-3249

 

Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – Cel.: 99568-8773

 

 

 

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp