04/11/2015 às 21h29min - Atualizada em 04/11/2015 às 21h29min

Após temporadas no sertão nordestino, a Companhia Estudo de Cena volta a São Paulo para apresentar o espetáculo “Guerras Desconhecidas”

Fotos: Fernando Solidade

Após uma passagem histórica por cidades emblemáticas do sertão nordestino como Juazeiro, Canudos, João Pessoa, visitando inclusive a Feira de Alagoa Grande, famosa por ser o reduto inicial de Jackson do Pandeiro, a Companhia Estudo de Cena retorna a São Paulo para uma temporada de apresentações do espetáculo “Guerras Desconhecidas”. Com um espetáculo feito em uma barraca de ferro e lona, o grupo convida o público para uma viagem no tempo, relembrando a história de três guerras brasileiras que não

 

REVISITANDO A VERDADEIRA HISTÓRIA BRASILEIRA 

Uma estrutura de ferro e lona, um teatro mambembe, de trinta e seis metros quadrados, com cenas que remetem o público a história, por muitas vezes esquecida, do Brasil. Essa é a Barraca de Cena, espaço criado pela Companhia Estudo de Cena, que acaba de retornar de uma temporada histórica pelo sertão nordestino, com apresentações em universidades, praças e feiras livres, visitando a região onde alguns conflitos brasileiros muito importantes aconteceram. Após se apresentar nos Estados da Bahia e Paraíba, a caravana retorna à São Paulo, para uma temporada de apresentações na UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Criado em 2013, Guerras Desconhecidas, é um espetáculo de variedades, que tem como tema central conflitos sociais da história do Brasil, essas demonstrações coletivas de luta por uma vida digna e por respeito à diversidade cultural brasileira. A fonte de pesquisa dessas histórias foi o caderno “Guerras desconhecidas do Brasil” escrito pelo jornalista Leonencio Nossa e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em dezembro de 2010.

Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz – FUNARTE/2014, o grupo realizou uma temporada passando por universidades, praças e feiras nordestinas típicas, de diversas cidades da Bahia e da Paraíba, visitando lugares emblemáticos que foram referência para a composição desse projeto. Agora, o grupo retorna a São Paulo, e convida o público paulista para conhecer a sua Barraca de Cena.

“Nosso teatro narra histórias de revoltas populares que não são lembradas pela história oficial do país, mas que pertencem ao imaginário coletivo de parte do povo brasileiro e retratam a diversidade de nossa cultura. Nesse contexto, esse projeto é um convite à memória social, para que através dela possamos refletir sobre o nosso presente.” – explica Diogo Noventa, diretor e dramaturgo da Companhia.

O espetáculo Guerras Desconhecidas, apresenta ao público a história de três guerras brasileiras que não aparecem na história oficial de nosso país: a Guerra do Pau de Colher, a Guerra de São Bonifácio e a Guerra do Gatilheiro. O espetáculo é composto por diferentes recursos, com referência em jogos e brincadeiras populares, pantomimas, cenas poéticas e é dividido em atos, que são apresentados por líderes latino-americanos, que povoam o imaginário social de nosso continente: Lampião, Zapata, Pantera Negra e Santa Dica. 

Como referência teórica e poética, Guerras Desconhecidas faz alusão a escritos dos palestinos Edward Said e Mahamud Darwich, do peruano Aníbal Quijano e do poeta da Martinica, Aimé Césaire. 

Guerras Desconhecidas estreou em 2014, e com o apoio da Secretaria de Abastecimento, realizou uma temporada de muito sucesso com vinte e cinco apresentações em feiras livres da cidade de São Paulo. Foi também apresentado no Largo de São Bento, Praça do Patriarca, IX Mostra de Teatro de Rua de São Miguel Paulista e na II Feira Antropofágica de Opinião, realizada no Memorial da América Latina. Em junho de 2015 realizou temporada no Clube Escola Tatuapé.

Após a experiência artística do grupo com a circulação nas feiras da cidade de São Paulo, o grupo seguiu para os estados da Bahia e Paraíba, para se apresentar entre outros lugares, nas feiras típicas do nordeste, locais onde se desenvolvem uma série de relações sociais, e visitaram regiões que tem em seu imaginário, conflitos sociais, como é o caso dos municípios do Estado da Bahia, por onde passaram Lampião e Antônio Conselheiro.

O grupo convidou a população nordestina para participar desse momento de troca, de valorização à memória e à cultura brasileira. Agora, o grupo monta novamente a sua Barraca de Cena, desta vez, para que o público paulista conheça o seu espetáculo e também suas histórias de viagem, trazidas na bagagem e registradas pelo fotógrafo Fernando Solidade. Durante a temporada de apresentações na UNESP, a Companhia Estudo de Cena fará uma exposição com as fotos do fotógrafo, que acompanhou a jornada do grupo pelo sertão, registrando experiências e momentos vivenciados junto à população local. Vale se programar para acompanhar esse projeto rico em significados e de valor histórico.

 

Duração: 90 minutos. 

Ingressos gratuitos

Temporada: 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de novembro

Sábados às 20hs / Domingos às 19hs

Exposição de fotos da circulação pelo sertão nordestino (Bahia e Paraíba). Fotos especiais do fotógrafo 

Fernando Solidade, que acompanhou toda a jornada do grupo pelas cidades de Juazeiro (BA), Canudos 

(BA), Euclides da Cunha (BA), Uauá (BA), Alagoa Grande (PB), Itabaiana (PB) e João Pessoa (PB). 

Local: UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Estacionamento do Instituto de Artes

End: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271

*ao lado do metrô Barra Funda

*estacionamento gratuito no local

*Em caso de chuva não haverá apresentação.

FICHA TÉCNICA 

Concepção e produção: Companhia Estudo de Cena.

Direção e dramaturgia: Diogo Noventa.

Elenco: Anderson Oliveira, Cau Peracio; Juliana Liegel; Marilza Batista; Nei Gomes e Roberto

Produção Executiva: Juliana Liegel.

Direção musical: Iraci Tomiato; Juh Vieira; Lucas Vasconcellos, Vinícius Hoffman e Roberto Kroupa.

Direção de Arte: Valter Mendes.

Assistente de Arte: Danielly Abreu.

Confecção do painel histórico: Marina Moll

Arte gráfica: Marcelo Berg

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Motorista: Carlos Veloso

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp