19/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 19/03/2024 às 14h26min

Transformação Além do Digital: Integrando os resultados com ESG e ODS para um Futuro Sustentável!

Nesta entrevista com Juliana Barros que é especialista em Transformação Digital Sustentável e Founder da Next Steps, exploramos a importância da transformação além do digital e como ela pode impactar positivamente as empresas quando integrada aos princípios do ESG e aos ODS.

A transformação digital tornou-se uma necessidade incontestável para as empresas que buscam se manter relevantes em um mundo em constante evolução. No entanto, a verdadeira inovação vai além da simples adoção de tecnologias digitais - ela requer uma abordagem holística que integre impactos desses projetos aos princípios do ESG (Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Pergunta: O que significa "transformação além do digital" e por que é importante para as empresas?

A transformação além do digital vai além da mera adoção de tecnologias digitais. Ela está associada a visão holística da organização: pessoas, processos, ferramentas, tecnologias e modelo de negócio – o que te trouxe até aqui não significa necessariamente que te levará para o futuro. Todos esses aspectos implicam em uma mudança fundamental na cultura das empresas e na forma de conduzir seus projetos. Ter esse olhar permite que as empresas se adaptem às demandas em constante evolução do mercado, impulsionem a inovação, desenvolvam pessoas, aumentem a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, agreguem valor sustentável a longo prazo.

Pergunta: Como a integração dos princípios do ESG na transformação além do digital pode beneficiar as empresas?

A integração dos princípios do ESG na transformação além do digital beneficia as empresas de várias maneiras. Primeiro, promove a responsabilidade ambiental, social e corporativa, o que pode melhorar a reputação e atrair investidores e clientes preocupados com questões sustentáveis. Além disso, conectar os resultados das iniciativas e os impactos no ESG torna a tomada de decisão mais consciente e sustentável a longo prazo.
 


 

Pergunta: Como a transformação além do digital pode impactar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

A transformação além do digital pode ter um impacto significativo nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abordando questões-chave, como consumo e produção responsáveis, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, entre outros. Por exemplo, com a automação de processos reduzimos o consumo de papel e emissão de gás carbônico com sua logística. A implementação de tecnologias digitais também pode melhorar o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, em áreas remotas. Além disso, a transparência e gestão efetiva de dados também contribui para o alcance dos ODS.

Pergunta: Quais são os desafios e oportunidades para as empresas na integração da transformação além do digital com os princípios do ESG e os ODS?

Os desafios incluem a necessidade de mudança cultural e organizacional, a gestão de riscos associados à tecnologia e à sustentabilidade, e a alocação de recursos adequados para investir em iniciativas de transformação. No entanto as empresas também enfrentam oportunidades significativas, como a possibilidade de diferenciar-se no mercado, atrair talentos e investimentos, e contribuir para um mundo mais sustentável e equitativo. Esses dois temas são fundamentais para o sucesso dos negócios.

Pergunta: Como as empresas podem começar a integrar a transformação além do digital com os princípios do ESG e os ODS em suas estratégias e operações?

As empresas podem começar identificando áreas-chave onde a transformação além do digital pode gerar valor sustentável, como eficiência energética, inclusão digital, cadeia de suprimentos responsável e engajamento comunitário. Em seguida, elas podem desenvolver uma estratégia clara e abrangente que leve em consideração os princípios do ESG e os ODS, envolvendo todas as partes interessadas relevantes e garantindo uma abordagem integrada e holística para a transformação.
A transformação além do digital é uma oportunidade incrível para as empresas liderarem o caminho em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo. Ao fazer essa conexão em suas estratégias de operações podemos impulsionar o sucesso e contribuir para um mundo melhor para todos. Essa integração certamente potencializará os resultados dos negócios

 






Enviado por Sua Imprensa. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp