28/02/2024 às 20h53min - Atualizada em 28/02/2024 às 20h51min

Dengue: Como se transmite o vírus?

A dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua a ser uma preocupação global de saúde pública. Para entender e combater eficazmente essa enfermidade, é crucial mergulhar nos intricados meandros de como o vírus é transmitido. 

 

Este artigo oferece uma análise detalhada sobre os modos de transmissão dela, destacando os fatores ambientais, comportamentais e epidemiológicos que perpetuam a disseminação desse vírus. 

O que é dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir outras doenças como zika e chikungunya. Ela é causada por quatro sorotipos diferentes do vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), pertencentes à família Flaviviridae. 

 

A enfermidade é prevalente em regiões tropicais e subtropicais, sendo um problema de saúde pública significativo em muitos países. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas.

 

Em casos mais graves, pode evoluir para a dengue grave, também conhecida como febre hemorrágica, caracterizada por sangramentos, queda abrupta de plaquetas e levando potencialmente a complicações sérias.

 

A prevenção é fundamental e envolve geralmente medidas para reduzir a proliferação de mosquitos, como a eliminação de recipientes que acumulam água parada, uso de repelentes e instalação de telas em portas e janelas. 

 

A luta contra a dengue requer esforços coordenados em níveis comunitários, governamentais e internacionais para controlar a disseminação do vírus, minimizar os criadouros de mosquitos e promover a conscientização pública sobre as práticas preventivas.

Como se transmite o vírus da dengue?

A transmissão do vírus da dengue é um processo complexo que envolve a interação entre o mosquito Aedes aegypti e os seres humanos. O ciclo começa quando o mosquito pica uma pessoa já infectada, adquirindo o vírus em seu sistema durante esse processo. 

 

Após um período de incubação, que geralmente varia de 8 a 12 dias, o mosquito se torna infeccioso, significando que pode transmitir o vírus. Ao picar uma pessoa saudável, o mosquito infectado injeta o vírus. 

 

Este é o momento em que ele entra na corrente sanguínea da pessoa picada, iniciando seu ciclo reprodutivo nas células mononucleares e estabelecendo a infecção. Durante esse período, a pessoa pode desenvolver sintomas característicos, enquanto o vírus continua a circular em seu sangue.

 

O processo se repete quando outro mosquito Aedes pica a pessoa infectada, adquirindo o vírus e tornando-se, por sua vez, um vetor de transmissão. Esse ciclo contínuo de picadas e transmissão perpetua a disseminação do vírus da dengue. 

 

Vale ressaltar que ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa; a única via de transmissão é por meio da picada de mosquitos infectados. E para detectá-lo você pode fazer um teste rápido ou procurar uma unidade de saúde próxima de você!

Cuidados para combater o mosquito da dengue

Adotar cuidados específicos pode ser fundamental na luta contra o mosquito transmissor da dengue, minimizando o risco de picadas. Algumas precauções essenciais incluem:

 
  • Proteja caixas d'água, poços e piscinas com coberturas adequadas, e assegure-se de manter as calhas de água limpas;

  • Cubra ralos pouco utilizados com plástico e realize a aplicação de água sanitária nos canos duas vezes por semana;

  • Utilize terra ou areia nos pratos de vasos de plantas, evitando acúmulos de água;

  • Tampe corretamente as latas de lixo e descarte adequadamente cascas de coco, latas de refrigerantes, copos plásticos, garrafas e embalagens;

  • Inverta recipientes vazios, como garrafas e baldes, virando-os para baixo;

  • Mantenha quintais e ruas livres de entulho e faça a limpeza diária de possíveis acúmulos de água parada;

  • Armazene pneus em locais cobertos e, se possível, faça furos na parte inferior ou encaminhe-os para serviços de limpeza;

  • Reduza a quantidade de bebedouros para animais, como cães, gatos e passarinhos, e mantenha o aquário limpo e devidamente fechado.

 

Essas precauções não apenas contribuem para a prevenção, mas também desempenham um papel crucial na promoção de ambientes mais seguros e saudáveis. 

 

Proteja sua comunidade e compartilhe este artigo e as precauções cruciais para prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Juntos, podemos criar ambientes mais seguros e contribuir para a saúde de todos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp