26/02/2024 às 13h55min - Atualizada em 26/02/2024 às 13h53min

Dhai Maus: Como a arte se tornou um caminho de cura e libertação

A busca pela cura e por si mesma por meio da arte

 

Esse é o caminho trilhado pela artista plástica e psicóloga Dhai Maus, moradora de Torres, no Rio Grande do Sul. Natural de Novo Hamburgo e graduada pela Unisinos, Dhai construiu uma rica trajetória profissional que une suas duas grandes paixões: a arte e a psicologia. 

 

Multiartista e polivalente, Dhai é formada em psicologia, com Doutorado em Psicologia Social e Institucional. Além disso, é astróloga védica, escritora, poeta e pintora – tendo produzido um acervo com mais de 500 quadros. Aos 33 anos, recebeu o diagnóstico de Parkinson precoce, o que a fez mudar seus rumos e buscar na arte um caminho de cura e autocuidado.

 

A pintura se tornou libertadora para Dhai. “Quando a palavra não deu mais conta, a tinta surgiu. Foi como se cada gota de tinta fosse um alívio, um sopro de vida”, descreve a artista. Assim como sua inspiração Frida Kahlo, Dhai encontrou nas telas e tintas uma possibilidade de ressignificar suas dores e transformá-las em arte.

 

Dhai acredita no poder curativo e terapêutico da arte. “A arte é caminho de cura do sujeito da contemporaneidade, a arte é o caminho de cura da própria contemporaneidade”, afirma. Não por acaso, abril é um mês muito especial para Dhai, pois coincide com o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril.

 

Exposições na Europa

 

E justamente em abril Dhai levará sua arte a países da Europa, participando de três exposições internacionais. De 4 a 7 de abril, a artista expõe em Madrid, na Espanha. De 8 a 13 de abril, é a vez de Portugal receber o trabalho de Dhai, na cidade de Marina Grande. E de 26 a 30 de abril, fecha o ciclo de mostras na Europa com uma exposição coletiva em Paris, na França. 

 

As exposições internacionais representam o amadurecimento e consolidação da carreira de Dhai Maus no circuito da arte contemporânea. “A revelação da arte visual brasileira está com o semestre fechado para exposições”, brinca a artista.

 

Escolhendo um quadro 

 
 

Dhai dá algumas dicas preciosas para quem deseja adquirir um quadro. Mais do que observar questões decorativas, é preciso sentir uma conexão com a obra. “A obra que escolhe a pessoa, e não vice-versa. Há muitas obras belas que chamam atenção. Mas imagine como seria seu convívio diário com ela”, orienta.

 

A artista recomenda ir a uma galeria ou ateliê com a mente aberta, à procura de narrativas que dialoguem com sua história e afetos. “Escute a história da peça. Ou, esse quadro te remete a um aroma familiar?”, questiona Dhai. Deixe que a arte fale com você.

 

Quem quiser conferir e adquirir alguma das obras de Dhai Maus, pode acessar o perfil dela no Instagram @dhaimaus. Lá é possível acompanhar também um pouco de seu processo criativo, além de poesia e reflexões, sempre permeadas pela arte de curar, de se conhecer e de se libertar.








Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp