26/02/2024 às 10h46min - Atualizada em 26/02/2024 às 10h35min

O que é teaser para venda de empresa? Atrai bons investidores?

Se você deseja vender uma parte ou a totalidade do seu negócio, saiba que há etapas a ser seguidas. E o teaser para venda de empresa é considerado uma das primeiras.

Ele é literalmente o primeiro passo da oferta da companhia ao mercado, pois é responsável por apresentar a oportunidade aos possíveis interessados.

Como não é fácil ou rápido encontrar bons compradores que tenham sinergia com a empresa, esse processo deve ser feito de forma profissional e técnica. E ter esse documento inicial bem-estruturado e atrativo é a chave para fechar um bom negócio.

Para saber mais, continue a leitura e entenda o que é teaser para venda de empresa, para que serve, o que incluir nesse documento e como atrair investidores qualificados com dicas valiosas.

O que é teaser para venda de empresa?

O teaser para venda de empresa é um documento curto (uma ou duas páginas) que reúne as principais características e projeções do negócio no mercado para atrair potenciais compradores. Logo, ele é o primeiro passo para ofertar a companhia e dar início ao processo de aquisição.

Esse documento é indispensável em uma operação de M&A (Fusões e Aquisições) e estratégico para garantir o sucesso da transação, com um bom preço de venda.

Ao destacar as finanças, projeções de crescimento, base de clientes, diferenciais e modelo de negócios, entre outros tópicos, o teaser dá as informações básicas para abrir portas para receber ofertas e escolher a melhor delas.

Lembramos que, por ser básico e objetivo, ele não deve mencionar o nome da empresa e nem dados sensíveis e sigilosos. O teaser é como um trailer de filme: apresenta a história e os melhores momentos para atrair espectadores. Ou seja, ele valoriza o negócio, sem expor todos os detalhes.

Qual o objetivo do teaser para venda de empresa?

O teaser para venda de empresa serve para atrair potenciais investidores por meio da estruturação e apresentação das informações sobre o negócio. Basicamente, ele tem a função de destacar a companhia e sua capacidade de crescimento - sem mentir, é claro.

Podemos também dizer que o objetivo do teaser para venda de empresa é garantir uma negociação de sucesso e o melhor preço. Isso porque, ao fornecer uma visão geral da organização de forma envolvente, é possível conquistar a atenção das pessoas certas.

O que incluir em um teaser para venda de empresa?

Não existe um modelo único e padronizado de teaser, logo, ele pode mudar de acordo com a empresa que está à venda. Porém, há alguns dados essenciais que precisam constar nessa apresentação, afinal, são considerados os maiores interesses dos compradores.

Veja a seguir o que incluir em um teaser para venda empresa e deixá-lo completo, útil e informativo.

Visão geral do negócio

Aqui, é possível incluir de forma resumida:

 
  • o setor de atuação;

  • o cenário competitivo e dados sobre o mercado;

  • os principais diferenciais.

Breve descrição da empresa

Tentando não deixar explícito qual é a empresa, é necessário incluir uma descrição sobre ela, como soluções oferecidas, capacidade de produção, modelo de negócio, tipos de produtos e serviços etc.

Localização

Outro ponto que deve tomar cuidado para não revelar o nome do negócio é divulgar sua localização. Para isso, pode-se dizer sua região, sem detalhes como endereços.

Esse item é crucial para atrair os investidores que realmente desejam atuar em determinada localidade.

Dados financeiros

Lembre que um teaser não pode incluir dados sigilosos e estratégicos. Eles só são compartilhados durante o avanço da negociação mediante assinatura do Acordo de Confidencialidade.

Tipo de operação

Não se esqueça de informar se a oferta é sobre uma fusão, aquisição total ou parcial, cisão, incorporação ou outro tipo de transação.

 

Caso a operação de compra e venda de empresa seja parcial, informe a quantia de cotas ou ações que serão disponibilizadas aos novos sócios.

Contato da assessoria de M&A

No fim, inclua os contatos da assessoria de M&A que está assessorando o processo. E, claro, coloque-se à disposição para tirar dúvidas, enviar mais dados ou iniciar a negociação.

O ideal é que os sócios não se envolvam diretamente na operação. Tendo um consultor de fusões e aquisições sendo o responsável por organizar a papelada, preparar os documentos, atrair bons investidores e iniciar e finalizar a negociação, o processo se torna muito mais profissional.

Sem falar que é necessário cumprir certas exigências do mercado e apenas um profissional experiente sabe o que o investidor dá mais valor ao ler a apresentação pela primeira vez.

Por fim, nossa última e maior dica é: contrate uma consultoria de M&A confiável, experiente, qualificada e renomada no mercado. Quanto maior o profissionalismo e o conhecimento da assessoria, melhor será feita a negociação.

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