22/02/2024 às 11h17min - Atualizada em 22/02/2024 às 11h14min

Dependência Química: Entenda essa condição crônica e como buscar ajuda na Clínica de Recuperação Recanto Green Life

Os motivos, sintomas e opções de tratamento para recomeçar

O vício em drogas e álcool, também conhecido como dependência química, é uma doença que afeta muitas famílias brasileiras. De acordo com o último Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), realizado pela UNIFESP em 2021, cerca de 5,2% dos brasileiros já fizeram uso de drogas ilícitas alguma vez na vida. Já quando o assunto é alcoolismo, os números são ainda maiores: aproximadamente 12% da população acima de 12 anos têm dependência de álcool. 

Mas o que leva uma pessoa a desenvolver o vício e como é possível sair dessa situação?

A dependência química é considerada uma doença crônica e multifatorial. Isso significa que tanto fatores genéticos e biológicos quanto sociais e psicológicos estão envolvidos. “Muitas vezes, o dependente químico iniciou o uso de drogas ou álcool buscando alívio para problemas emocionais ou para lidar com situações difíceis”, explica o psiquiatra e especialista em dependência química da clínica. 

Com o passar do tempo, ocorrem alterações cerebrais que levam a pessoa a perder o controle e continuar usando a substância mesmo diante de consequências negativas, numa busca desesperada para evitar a abstinência. Os sintomas da síndrome de abstinência variam conforme a droga, mas incluem ansiedade, tremores, suor excessivo, palpitações, dores musculares, insônia, náuseas e vômitos.

Para o psicólogo do núcleo de recuperação da clínica, o tratamento adequado é fundamental para que o dependente químico possa parar de usar drogas e álcool e transformar sua vida. “Muitas vezes, são necessárias internações para desintoxicação e estabilização da saúde mental, pois a compulsão é muito forte nos quadros mais graves. Com o suporte médico e psicológico contínuo, é possível resgatar a autoestima e recomeçar”, afirma.

De fato, diversos estudos comprovam que os programas de tratamento para a dependência química, quando bem estruturados, apresentam taxas de sucesso semelhantes às de outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A chave está em associar medicamentos, psicoterapia, atividades físicas e ocupacionais, apoio social e espiritual, visando um cuidado integral do paciente. 

A Clínica Recanto Green Life, localizada em São Paulo, é referência quando o assunto é tratamento para a dependência química e o alcoolismo. Com mais de 10 anos de atuação e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, a clínica promove a recuperação por meio de quatro pilares: apoio psiquiátrico, fortalecimento espiritual, apoio terapêutico e reestabelecimento físico. 

“Cada pessoa tem uma história de vida única, por isso desenvolvemos planos de tratamento personalizados. Acreditamos que a recuperação é possível e trabalhamos para resgatar a dignidade e dar esperança aos nossos pacientes”, explica Luis Gustavo, representante da Clínica Recanto Green Life. 

Se você ou algum familiar precisa de ajuda para lidar com o alcoolismo ou a dependência química, saiba que existem alternativas efetivas. Procure orientação médica e dê o primeiro passo rumo à transformação de vida!

Saiba mais sobre a Clínica Recanto Green Life e seus tratamentos:

Contatos para o público: Fone: 0800 591 8445

WhatsApp: (11) 5026-4708

Site: http://www.recantogreenlife.com.br/ 

Instagram: @recantogreenlife




Enviado por Sua Imprensa 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp