14/02/2024 às 08h31min - Atualizada em 14/02/2024 às 08h29min

A psicanálise como aliada da odontologia humanizada segundo o Dr. Fábio Audi

Entendendo como a visão psicanalítica pode aprimorar o atendimento odontológico

A primeira vista, psicanálise e odontologia parecem estar em campos dissociados. Afinal, uma lida com o inconsciente e a outra com dentes. No entanto, uma proposta inovadora defende que a visão psicanalítica pode aprimorar e humanizar os tratamentos odontológicos.

 

Essa é a missão do cirurgião-dentista e psicanalista Dr. Fábio Audi, que há 30 anos se dedica a estudar a interface entre mente e saúde bucal. Natural de Atibaia, interior de São Paulo, ele se especializou em áreas como Dentística e Odontologia Estética. 

 

Porém, com sua experiência clínica, Dr. Audi percebeu que a técnica pura não bastava. “Muitos pacientes tinham verdadeiro pavor de ir ao dentista. Vi que havia toda uma carga emocional que precisava ser endereçada”, conta.

 

Foi quando ele resolveu mergulhar no universo da psicanálise, buscando compreender como questões inconscientes e traumas psíquicos afetavam o sucesso dos tratamentos bucais. 

 

“Comecei a ver benefícios claros em trazer o olhar da psicanálise para a odontologia. Conseguimos tratar não só a boca do paciente, mas o paciente como um todo, de forma integrada”, explica.

 

Um dos focos de Dr. Audi é ajudar pacientes que sofrem com odontofobia – um medo exagerado de ir ao dentista. “Muitas vezes, essa fobia tem raízes profundas, como traumas de infância. A psicanálise ajuda a trabalhar essas questões não resolvidas”, diz.

 

Outro ponto importante é compreender os significados simbólicos da boca e de intervenções odontológicas. “A boca está relacionada a funções vitais do ser humano, como se alimentar e se comunicar. Procedimentos nessa região podem ecoar em outras esferas da vida da pessoa”, analisa.
 

 

Na relação dentista e paciente com autismo, é muito importante preparar a psique do dentista para auxiliá-lo na interação com o universo diversificado do autismo, facilitando a formação de vínculo, para que o tratamento dentário seja satisfatório.

 

Na visão do Dr. Audi, a odontologia precisa evoluir para uma abordagem verdadeiramente humanizada e integral. “Não adianta apenas tratar os dentes se não tratamos a pessoa por completo, com empatia e olhar ampliado para emoções e questões psíquicas”, defende.

 

Além de atender em consultório com essa proposta inovadora, Dr. Audi se dedica a difundir esse conhecimento. Ele já ministrou cursos e palestras sobre o tema em instituições como a Faculdade de Odontologia da USP e o Centro de Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano da Unesp. 

 

Também prepara o lançamento de um livro intitulado “O Dentista do Dr. Freud”, onde reúne suas descobertas e casos clínicos ao longo de três décadas unindo psicanálise e odontologia.

 

"Quero mostrar que essa visão psicanalítica pode transformar a experiência dos pacientes no consultório odontológico, trazendo mais acolhimento e tranquilidade", afirma. Essa é a odontologia integrada do futuro segundo Dr. Audi.

 

Saiba mais sobre esse trabalho inovador através das redes sociais:

E-mail: [email protected]

Site: https://www.audicaredental.com/ 

Instagram @audicaredental e @dentistadofreud


 




Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp