07/02/2024 às 13h55min - Atualizada em 07/02/2024 às 13h51min

Assistente Psicossocial, Luíz Gustavo T. das Neves, alerta para o risco do alcoolismo e a dependência química

Quando não é mais possível vencer o vício de forma espontânea, o paciente precisa de ajuda especializada.

Mesmo sendo legalizado e parecendo inofensivo, o álcool é uma das drogas mais comuns no Brasil. Além do vício, o consumo permanente e em excesso pode levar a outras alterações, como ansiedade, depressão e afastamento social. O vício também causa danos físicos, levando a um risco aumentado para mais de 200 tipos de doenças.
 
Um dos trabalhos que vem fazendo a diferença em paralelo ao aumento no número de dependentes químicos e alcoólatras, é o das Clínicas de Recuperação. Luíz Gustavo T. das Neves, Assistente Psicossocial na Clínica de Recuperação Recanto Green Life, salienta que nem sempre o paciente dará o primeiro passo para a internação, mas o desespero da família também precisa de amparo.
 
Na rotina da Clínica de Recuperação, muitos casos de internação involuntária são atendidos. "Esse tipo de procedimento, quando é feito com responsabilidade, auxilia na quebra da compulsão e Obsessão pelo uso do álcool e Drogas, e inicia o processo de desintoxicação", explica Luíz Gustavo, alertando que não se pode deixar o preconceito (Internação Involuntária e Compulsória)  sobre o tema ultrapassar a sua importância.

 
 
Na Clínica de Recuperação Recanto Green Life também há os casos de internação voluntária e serviço de resgate 24h. Para isso, a equipe tem um foco multidisciplinar e baseado em quatro pilares: Apoio psiquiátrico, fortalecimento espiritual, apoio terapêutico e restabelecimento físico. Para isso, o Recanto Green Life conta com profissionais como Clínico geral, Psiquiatra, Psicólogos, Enfermeiros, Nutricionista, Terapeutas e outros.
 
O objetivo é acolher não apenas o paciente, mas também a sua família. A empatia é o que guia o trabalho, que exige um exercício constante de se colocar no lugar do outro para cuidar dele com o melhor apoio especializado.
 
Luíz Gustavo explica que um dos desafios para os dependentes químicos e Alcoólatras é ser reintegrado à sociedade. Para isso, segundo ele, é importante recuperar tanto a saúde mental, espiritual quanto física, e é o ambiente seguro e terapêutico de uma clínica de recuperação que pode oferecer essa possibilidade quando outras vias já não conseguem ajudar.

 
 
O papel da clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras começa antes do trabalho efetivo de desintoxicação. Luíz Gustavo salienta que é necessário entender primeiramente o caso de cada pessoa em particular para então traçar o seu plano de tratamento, enxergando cada indivíduo de forma particular.
 
No site https://recantogreenlife.com.br/ é possível conhecer mais sobre o trabalho da clínica e aprender com os conteúdos do blog. No Instagram @recantogreenlife também há mais informações importantes para seguir sobre como se recuperar da dependência química e o alcoolismo.
 
Contatos para o público: Fone: 0800 591 8445
WhatsApp: (11) 5026-4708



Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp