01/02/2024 às 16h07min - Atualizada em 01/02/2024 às 15h32min

Cuidados com a visão: hábitos que você deve evitar

Coçar os olhos e não utilizar óculos de sol são algumas atitudes que colocam em risco a saúde ocular.

Assim como qualquer aspecto da saúde do corpo, é fundamental não negligenciar os cuidados envolvendo a saúde ocular. Mesmo quem não tem alguma condição específica relacionada à visão precisa ficar atento, tomando os cuidados necessários para preservar o bem-estar desses órgãos.

São várias as atitudes que ajudam a preservar a saúde da visão, como fazer os exames oftalmológicos regularmente ou utilizar o cupom do dia na Pague Menos para adquirir um colírio indicado pelo oftalmologista.
Entretanto, além de saber o que fazer, é importante saber o que não fazer, já que alguns hábitos prejudicam a saúde ocular a curto e longo prazo. Neste texto, conheça alguns dos principais comportamentos que devem ser evitados.

Passar muito tempo em frente às telas

A sociedade atual é cercada por telas: smartphones, tablets, computadores, notebooks, TVs. As telas estão em todos os lugares e, quando a visão é exposta à elas por muito tempo, pode haver problemas para os olhos.
Os principais riscos envolvem visão embaçada, fadiga ocular e olho seco. Para evitar esse prejuízo, o ideal é manter uma distância de pelo menos 50 cm das telas e fazer pausas de cerca de 5 minutos a cada uma hora que você estiver encarando elas.

Esfregar os olhos com frequência

Muitas pessoas têm o mau hábito de esfregar os olhos, pelos mais diversos motivos: uma coceira, pelo fato do clima estar seco ou simplesmente por causa do sono. No entanto, essa é outra atitude que precisa ser evitada, já que os olhos são órgãos sensíveis e delicados.

Ao coçar os olhos com os dedos, há o risco de causar lesões que prejudiquem o globo ocular e a córnea. Outra situação prejudicial é a possibilidade de levar vírus, bactérias ou outros microrganismos que estejam nas mãos aos olhos, que podem causar uma infecção mais séria. Para contornar o problema, o recomendado é tanto utilizar compressas frias como pedir uma orientação ao oftalmologista, que pode prescrever um colírio para manter os olhos lubrificados.

Usar colírio sem prescrição médica

Inclusive, é importante entender que o colírio é um medicamento como qualquer outro e utilizá-los sem a devida prescrição médica é um problema, uma vez que, por possuírem substâncias que ajudam a combater infecções e alergias, podem causar efeitos colaterais nos olhos. Dessa forma, se você não estiver acometido por esses problemas ou outro que demande o uso do colírio, evite usá-los.

Não utilizar óculos de sol

Quem precisa utilizar óculos de grau, seja no dia a dia ou apenas para leitura, sabe a importância de usá-los para preservar a saúde dos olhos. No entanto, muita gente não percebe que utilizar os óculos de sol é igualmente importante.
A luz solar é capaz de afetar negativamente a visão assim como a pele. Os óculos de sol, quando possuem lentes de qualidade, conseguem proteger os olhos da radiação ultravioleta. Assim, é possível evitar problemas como catarata e degeneração macular, uma condição que afeta parte da retina.

Ler em ambientes pouco iluminados

Forçar os olhos para ler um livro ou revista em um ambiente com pouca luz é outro hábito que faz mal para a saúde ocular.
A força extra que é feita para conseguir ler causa fadiga muscular, olhos vermelhos, lacrimejamento e dor de cabeça, e esses sintomas pioram quanto mais se repete esse hábito. O ideal para uma boa leitura é aproveitar a luz natural ou utilizar luminárias para ter um bom conforto visual.

Deixar de fazer exames oftalmológicos

Por fim, deixar de fazer consultas regulares com o oftalmologista também é um hábito que deve ser evitado. Esses exames rotineiros são essenciais para detectar problemas na visão e possíveis doenças oculares.
Dessa forma, não realizá-los facilita que esses problemas se desenvolvam de maneira silenciosa, dificultando o tratamento quando os danos forem maiores. O diagnóstico precoce faz com que o tratamento e a recuperação sejam mais rápidos e eficazes.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp