10/01/2024 às 14h05min - Atualizada em 10/01/2024 às 13h48min

Impacto da proteção de dados na experiência do cliente | LGPD

Você sabe qual o impacto da proteção de dados na experiência do cliente? Mais do que uma obrigação legal, essa prática também contribui para fortalecer a reputação da sua marca no mercado e melhorar seu relacionamento com os clientes.

 

Quer saber mais sobre o assunto e entender como a sua companhia pode se adequar às exigências da Lei e, ao mesmo tempo, construir laços mais fortes com os consumidores? É só ler este texto até o final!

 

Neste post, falamos sobre o impacto da proteção de dados na experiência do cliente, explicamos o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e de que forma ela beneficia as empresas e seus clientes. Ao final, damos dicas de ações práticas que sua companhia deve tomar para proteger as informações de seus clientes.

O que significa proteção de dados do cliente?

Proteger os dados do cliente significa investir em ações, mecanismos e rotinas que possibilitem garantir a segurança de suas informações. Logo, é fundamental para a manutenção da reputação da empresa e da confiança do consumidor, além de ser um compromisso legal, previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

A Lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, é um instrumento legal que visa garantir o direito à segurança e privacidade das informações dos cidadãos. Para isso regulamenta a forma como empresas coletam, armazenam e usam tais dados, com base em parâmetros internacionais.

Qual o impacto da proteção de dados na experiência do cliente?

A proteção de dados otimiza a experiência do cliente à medida que preserva seu direito à privacidade. Dessa forma, ele pode contar com a segurança de que as empresas não farão uso indevido de suas informações pessoais, mas apenas para oferecer um serviço personalizado e de alto valor.

Qual o impacto da LGPD para as empresas?

A adequação às normas da LGPD gera impactos significativos para as empresas. Além de se manter em conformidade com a Lei, a transparência de dados promove a segurança de suas informações internas, contribui para a reputação da marca e melhora o relacionamento com os clientes, tornando a companhia mais competitiva.

Como proteger os dados dos seus clientes? 3 estratégias

Agora que você entende o impacto da proteção de dados na experiência do cliente e na reputação da sua empresa, vamos falar sobre como garantir essa segurança.

 

Confira a abaixo as três estratégias que vão ajudar a sua empresa a aumentar consideravelmente a segurança das informações dos seus clientes:

1. Realizar campanhas de conscientização para educar os clientes

O usuário geralmente é o elo mais frágil quando o assunto é segurança da informação. Suscetível a golpes de todos os tipos, ele deve ser informado sobre tais riscos de como manter seus dados protegidos. Uma das maneiras de fazer isso é criar ações de conscientização.

 

O banco Itaú é um bom exemplo neste sentido, com suas campanhas de e-mail marketing apresentando os principais tipos de golpes e fraudes do mercado e orientando seus clientes sobre como se proteger dessas enrascadas.

2. Promover treinamentos internos para orientar os colaboradores

Outro ponto sensível para a proteção de dados são os funcionários da empresa. Um simples clique em um link malicioso recebido por e-mail pode ser o suficiente para expor a empresa e seus clientes ao risco de invasão e roubo de informações.

 

Portanto, além de estabelecer um controle de acesso rígido e regras de segurança, promova treinamentos constantes para orientar seu time sobre boas práticas no gerenciamento de dados dos clientes e da empresa como um todo.

3. Usar softwares com proteção avançada para os dados dos clientes

Apesar da proteção de dados dos clientes ser uma prioridade de todas as empresas, nem todo sistema conta com mecanismos de segurança adequados para atender a essa semana. Isso precisa ser levado em conta ao contratar uma dessas soluções.

 

Neste sentido, uma boa escolha é o software da Zendesk, que conta com recursos de privacidade e proteção de dados avançada para garantir a segurança das informações dos seus clientes. Entre suas principais funcionalidades, destacam-se:

 
  • log de acesso - possibilita um monitoramento contínuo de segurança da informação, mantendo um registro completo de todos os acessos. Assim, você fica sabendo quem acessou o quê e quando;

  • retenção avançada de dados - permite estabelecer regras para o que pode ser excluído e o que deve ser mantido, preservando informações importantes;

  • supressão avançada - oculta informações sensíveis de forma automática;

  • mascaramento de dados - controla o acesso dos colaboradores, permitindo que vejam apenas as informações que precisam para executar seu trabalho;

  • criptografia avançada - oculta dados pessoais de terceiros, gerando chaves que podem ser controladas pelo próprio cliente.

 

Com todas essas funcionalidades, o impacto da proteção de dados na experiência do cliente da sua empresa certamente irá te surpreender. Que tal experimentar?


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