21/12/2023 às 15h44min - Atualizada em 21/12/2023 às 15h39min

De atriz a empresária: Shai Almeida conta os desafios de empreender no Brasil

Estrela investe em marca inclusiva após perder o pai, seu exemplo de persistência

Shai Almeida construiu uma carreira como atriz, com participações em novelas e programa no Multishow. Agora, além dos projetos na TV no horizonte, ela decidiu ampliar seus talentos e se aventurar também como empreendedora no competitivo mercado da moda. 

Shai acaba de lançar a Raízes Unidas Store, e-commerce focado em valorizar a diversidade étnica e dar espaço para criadores pouco representados no mainstream da moda. "Sempre tive vontade de empreender e contribuir para causas sociais. Então pensei: por que não unir o útil ao agradável?", conta.

O falecimento recente de seu pai, que mesmo enfrentando problemas nunca desistiu de empreender, foi um catalisador para a decisão. "Meu pai era meu exemplo de garra. Ele sempre dizia: se tem uma vontade, corre atrás".  

Os desafios de empreender no Brasil

Segundo Shai, a jornada de empreendedora tem sido intensa. "Estou aprendendo na marra como gerir um negócio do zero. É complexa a parte burocrática, a gestão financeira e de estoque, a logística da operação...".  

Ela reforça que ser mulher e comandar um negócio no Brasil tem outros obstáculos. "Já percebi certa falta de credibilidade por ser atriz. Enfrentei situações em que fui subestimada por alguns fornecedores. Mas faço questão de provar meu valor e preparo".

De acordo com dados recentes, as mulheres representam 24% dos empreendedores no Brasil. E o número de empreendedoras negras cresceu mais de 30% em um ano.  

Transformação através da moda

A atriz explica que, apesar dos desafios, tem encontrado propósito na iniciativa. "Uma marca de moda tem poder de transformação cultural. Quero que a Raízes Unidas ajude as pessoas a se conectarem com suas histórias e ancestralidade através de roupas e acessórios".

Shai destaca que o e-commerce terá uma curadoria de itens produzidos de formas conscientes. "Além disso, vamos investir em conteúdo, para discutir pautas como consumo sustentável, empoderamento feminino e representatividade".

Ela reforça que os planos são ousados. "Quero expansão nacional, quem sabe até internacional, no futuro. E outras categorias, como decoração, arte...". Sobre acumular este novo projeto com a carreira artística, ela brinca: "Sempre fui viciada em trabalho. Para mim, quanto mais desafios, melhor!".  

O Instagram da marca, @raizesunidasstore, mostra os bastidores do projeto e novidades sobre os produtos. Shai também compartilha dicas de estilo e lifestyle em seu perfil @shaialmeida.





Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp