18/12/2023 às 02h00min - Atualizada em 18/12/2023 às 01h52min

Boa Sorte e Fortuna na Virada do Ano: Chef ensina receita com peixe de água doce, símbolo de prosperidade

Saúde e fortuna: Uma Receita com História para Começar o Ano com Energias Renovadas.

 

À medida que nos aproximamos do encerramento de mais um ano, é inevitável mergulhar em reflexões sobre o passado e nutrir esperanças para o futuro. Em um momento tão significativo como a virada do ano, reunir a família em torno da mesa na ceia de Réveillon se torna um ritual impregnado de simbolismo e significado.  

 

Para atrair energias de prosperidade, saúde e fartura, a escolha é clara, o peixe que há muito tempo é símbolo de abundância, transcende culturas e é reconhecido como ícone de prosperidade, saúde, longevidade e fortuna, mantendo seu prestígio desde os tempos bíblicos.  

 

O Chef Pedro Amaral, do restaurante Namazônia, situado na Rua Áurea, 361, Vila Mariana, São Paulo, compartilha uma receita rápida e descomplicada para a ceia de Réveillon de 2024: Lombo de Pirarucu com Farofa Crocante.  

 

O Pirarucu é um peixe gigante dos rios do Norte, que pode chegar até mais de 3 metros de comprimento, sua carne é alimento base para os povos da Amazônia há muitos anos e traz consigo a energia familiar, união, fartura e prosperidade. Este peixe está presente em nossa mesa o ano todo, e no réveillon não seria diferente. Comenta Pedro Amaral.  

 

Receita: Lombo de Pirarucu com Farofa Crocante  

 

Ingredientes:  

 

  • Lombo de Pirarucu  
  • Sal a gosto  
  • Pimenta do Reino a gosto  
  • Azeite  
  • Suco de Limão  

 

Farofa Crocante:  

 

  • 60g de manteiga com sal  
  • Sal a gosto  
  • 40g de cebola picada  
  • 300g de farinha d'água de mandioca  
  • 150g de castanha do Pará picada  

 

Modo de Preparo: Tempere o Lombo de Pirarucu com sal, pimenta do reino, azeite e suco de limão. Deixe marinar por alguns minutos. Grelhe o lombo no lado do couro até dourar.  

 

Para a Farofa Crocante, derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Adicione a farinha d'água de mandioca e a castanha do Pará. Mexa até a farofa absorver o sabor da manteiga e torrar, finalize acertando o ponto do sal.  

 

Os ingredientes desta receita estão disponíveis no empório do restaurante Namazônia, permitindo que você recrie essa experiência única em sua própria casa. Celebre a virada do ano com o sabor e o simbolismo do Pirarucu, atraindo boas energias para 2024.  

 

 

Crédito da Imagem: Luis Vinhão

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp