07/12/2023 às 16h13min - Atualizada em 07/12/2023 às 16h10min

Festival Minitrama: primeira edição tem estreia no RJ com apresentação de três musicais autorais.

A criação autoral acaba de ganhar força com um novo Festival de Artes Cênicas da cidade. Em busca de fortalecer as bases da criação local, artistas cariocas mostraram um material artístico diverso dentro do Festival Minitrama, evento que uniu escrita e composição para Teatro Musical, e que lotou a Sede das Cias no dia 28 de novembro.

Pense em musicais com 15 e no máximo 20 minutos. Agora adicione uma encenação simples com foco apenas no texto e nas músicas originais.  Em cena nada de cenários suntuosos ou grandes efeitos, apenas os atores e um piano. Foi isso que um público de quase 100 pessoas conferiu e pôde trocar suas impressões após assistir três espetáculos: "Entre dias de sol”, com dramaturgia, direção e música de Gabriela Alkmin; “Caravana!”, com dramaturgia e direção de Luiz Buarque, letras e música de Lucas Leal e Calebe Faria; e “Avenida Sete”, com dramaturgia, letras e direção de Marcelo Albuquerque e músicas de Tony Lucchesi.

“O incrível foi ver três histórias totalmente originais e brasileiras. A gente consegue ver as nossas questões representadas em cena.” - Diz Luana Abreu, estudante de teatro.
 

A idealização do projeto foi de Luiz Buarque, Gabriela Alkmin e Marcelo Albuquerque, amigos e dramaturgos, e surgiu com objetivo de pensar um espaço pra montar os próprios musicais dentro de um formato diferente: o micro musical. Isso ajudou a viabilizar o que, à princípio, seria inviável. Afinal, produzir musical não é algo barato.  

“Nosso sonho é que o MINITRAMA seja uma espécie de ‘creche dos musicais’: onde um musical possa dar seus primeiros passos sem se preocupar com os altos custos e logística complexa de uma montagem. Aproveitando e celebrando cada etapa de seus processos.” -  Afirma Luiz Buarque.

O evento contou com um grande bate papo no final, conduzido pela atriz Stella Maria Rodrigues, em que autores e compositores puderam falar sobre seus processos criativos e ouvir um pouco sobre a experiência e curiosidades do público.
 

Com realização da Acorde Produções Artísticas, o Festival já tem planos para sua próxima edição, em 2024, e pretende acolher mais profissionais que queiram partilhar seus processos criativos. Outro objetivo é ampliar a duração do evento pra pelo menos dois dias e oferecer oficinas que auxiliem estudantes e profissionais a se aprofundarem na escrita e composição para Teatro Musical.

 

 
Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp