21/11/2023 às 08h12min - Atualizada em 21/11/2023 às 08h07min

Adriana Souza explica como a comunicação assertiva pode ALAVANCAR seu crescimento profissional e pessoal

Desbloqueando Oportunidades e Construindo Relações Sólidas com a Comunicação intencional

Foto: Adriana Souza (Divulgação)
Nesse momento de tantas transformações o bom líder precisa de assertividade. Afinal, líderes com comunicação assertiva se diferenciam pela proatividade e pela capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva, além de saberem ouvir, dizer ‘não’ quando necessário e agir com imparcialidade.
 
Mas você sabe qual o real significado da palavra assertividade? Contatamos a especialista em comunicação e oratória, Adriana Souza, que contou como a intencionalidade nas comunicações pode destravar e performar melhor essa competência que já se tornou uma das hard skills da atualidade.
 
Considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso, a comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
 
Mas será que a comunicação assertiva é um dom ou uma habilidade que pode ser desenvolvida? Para Adriana Souza, “esta capacidade demonstra o nível da sua inteligência social. Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom, na verdade, ela é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada. Ela traz diversos benefícios e, com a prática, pode até se tornar uma capacidade natural.”
 
Um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa são ruídos ou falhas que uma comunicação ineficaz pode gerar. Isso porque, quando a mensagem não é transmitida de forma clara ou não há o diálogo adequado, passam a surgir os conflitos, o retrabalho e os mal-entendidos. Em contrapartida, quando os funcionários são comunicados de forma assertiva e são ouvidos em suas dúvidas, o trabalho tem muito mais chances de ser produtivo.
 
Não há dúvidas de que a comunicação assertiva é uma habilidade essencial para o sucesso. Ela permite uma expressão clara de ideias e opiniões, facilita a resolução de conflitos de maneira construtiva e fortalece as relações interpessoais no ambiente de trabalho: “É uma skill muito valorizada no trabalho, pois promove um ambiente mais positivo, e ajuda a estabelecer uma reputação de confiabilidade e competência”, comenta Adriana. 

Um caminho para o crescimento 

Segundo a especialista, os indivíduos que se comunicam assertivamente são muitas vezes percebidos como líderes eficazes, capazes de inspirar confiança e colaboração. “Em um ambiente corporativo dinâmico, a habilidade de comunicação e oratória não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade. Dominar essa arte não só facilita a transmissão eficaz de ideias, mas também fortalece relacionamentos profissionais, impulsiona liderança e eleva o perfil profissional. A capacidade de expressar-se de maneira clara e persuasiva é um diferencial que impacta diretamente o sucesso individual e a colaboração dentro das organizações”.

Como desenvolver a comunicação assertiva?
 

Desenvolver a comunicação assertiva envolve uma combinação de consciência, prática e autenticidade. As mentorias tem sido um caminho buscado por muitos, que gera resultados consistentes.
 
Nesse sentido, Adriana Souza, especialista em comunicação assertiva, lançou a  “Mentoria Destrava” para auxiliar quem deseja se comunicar melhor. Com esse acompanhamento profissional, é possível se libertar do medo e da vergonha de falar em público ou diante das câmeras, adquirindo o domínio das principais técnicas para expressar-se de forma eloquente e desenvolver um alto poder de persuasão.

Todo o conhecimento transmitido na mentoria, Adriana adquiriu ao longo dos 17 anos de profissão na área de comunicação, marketing e business.

 

Curiosidade: Além dessa habilidade, durante experiências em indústrias multinacionais, desenvolveu diversos projetos focados em endomarketing, desenvolvimento pessoal e alavancagem de performance de líderes. A habilidade de comunicar com assertividade e intencionalidade desempenhou um papel crucial na sua carreira, resultando na conquista do prêmio de melhor endomarketing dentro de uma das multinacionais que trabalhou. 
 
Não deixe de conferir as redes de Adriana:
 
Site:http://www.destravanodigital.com.br/ 
Instagram: @drikas.mkt
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adriana-souza-0b054020/

 



Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp