09/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 09/11/2023 às 15h34min

Construir o Lar dos Sonhos com Segurança: Cinco Passos Essenciais para Evitar Problemas na Hora de Comprar de um Terreno

O Arquiteto Urbanista Philipe de Almeida (São Paulo) Revela os Cuidados Cruciais para seu Projeto de Vida.

Foto: Philipe de Almeida (Divulgação)
Você já se imaginou construindo a casa dos seus sonhos? Se a resposta for sim, é importante garantir que esse sonho se torne realidade de forma segura e sem surpresas desagradáveis. Com a orientação do renomado Arquiteto Urbanista Philipe de Almeida, sediado em São Paulo, revelaremos os seis passos essenciais que você precisa seguir para evitar golpes na hora de comprar um terreno e começar sua jornada rumo à casa própria.
 
Passo 1: Solicitar o IPTU do Imóvel.
 
O primeiro passo a cumprir, antes de pensar em realizar a compra de um terreno é solicitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel ao proprietário. O IPTU contém informações cruciais sobre o terreno, incluindo sua área, situação fiscal e localização. Certifique-se de que o IPTU fornecido corresponde ao terreno que está sendo vendido. Isso pode ser feito indo até à Prefeitura da cidade onde o terreno está localizado e pedindo que seja verificado se a inscrição cadastral presente no carnê do IPTU corresponde ao número da quadra e lote do imóvel à venda.
 
Passo 2: Solicite a Certidão Negativa de Débitos junto à Prefeitura
 
A CND (Certidão Negativa de Débito) é o documento que informa se existem pendências financeiras ou dívidas relacionadas ao imóvel, junto ao poder público municipal.
 
Passo 3: Obtenha a Matrícula do Imóvel e Verifique as Dimensões Registradas
 
Solicite a Matrícula atualizada do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis e verifique se as dimensões registradas nela coincidem com as dimensões reais do terreno. Você poderá fazer isso contratando um topografo que deverá verificar, dentre outras coisas, se nenhuma das divisas do terreno foi invadida.
Certifique-se, também, de que a pessoa que está vendendo o terreno é a mesma identificada como proprietária na matrícula.
 
Passo 4: Consulte um Advogado para a Elaboração do Contrato
 
Não subestime a importância de um contrato bem elaborado. Um advogado especializado em direito imobiliário pode ajudá-lo a redigir um contrato que proteja seus interesses. Além disso, um advogado tem condições de realizar uma busca mais detalhada que poderá revelar dívidas ou ações judiciais relacionadas ao terreno.
 
Passo 5: Consulte um Arquiteto para Análise de Viabilidade
 
O passo mais crucial para garantir que o terreno seja adequado para sua futura casa é consultar um arquiteto. Uma análise técnica de viabilidade permitirá verificar se o terreno apresenta riscos de desabamento, se está localizado em áreas de preservação ambiental ou se possui um zoneamento inadequado para o tipo de construção desejada.
Esta etapa é considerada a mais importante de todas, uma vez que não são raros os casos de pessoas que, por falta de informação, compram um terreno no qual não poderão construir sua casa. Imagine o prejuízo financeiro de uma situação como essa.
 
A compra de um terreno para construir sua casa é um passo emocionante, mas requer diligência e precaução. Siga esses cinco passos essenciais, com ênfase especial na análise de viabilidade realizada por um arquiteto, para garantir que seu projeto de vida seja construído sobre uma base sólida e segura. Com os devidos cuidados, você estará um passo mais perto de tornar seus sonhos de uma casa própria em uma realidade sólida e duradoura.
 

Conheça Philipe de Almeida

 Atualmente o arquiteto Philipe de Almeida presta serviços de regularização de imóveis da Região de Barueri (SP).
Seu portfólio inclui aprovação de projetos de anistia de imóveis, ministração de treinamentos para profissionais da área da construção civil além de produção de projetos de desdobro.
Para entrar em contato com Philipe de Almeida, basta puxar uma conversa com o arquiteto em sua conta no instagram. Siga-o para não perder nenhuma atualização importante sobre o universo da regularização de imóveis.
 


Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp