07/11/2023 às 13h49min - Atualizada em 07/11/2023 às 13h41min

Como bloquear ligações indesejadas no seu celular?

Bloquear ligações indesejadas pode ser uma tarefa frustrante para muitos usuários de celular. Felizmente, existem várias soluções disponíveis para ajudar a evitar essas chamadas irritantes. Este artigo irá fornecer algumas dicas úteis sobre como bloquear ligações indesejadas no seu celular.

Uma das maneiras mais simples de bloquear ligações indesejadas é usar o recurso de bloqueio de chamadas em seu celular. A maioria dos smartphones modernos vem com essa opção, que permite aos usuários bloquear chamadas de números específicos. Dependendo do modelo do seu celular, você pode acessar essa opção diretamente do aplicativo de telefone ou do menu de configurações. Se você receber uma chamada indesejada, basta adicionar o número à lista de bloqueio e o celular não irá mais receber chamadas desse número.

Outra opção para bloquear ligações indesejadas é usar um aplicativo de bloqueio de chamadas. Existem muitos aplicativos disponíveis na Play Store e na App Store que oferecem recursos avançados de bloqueio de chamadas. Esses aplicativos podem bloquear chamadas de números desconhecidos, números privados e até mesmo números de telemarketing. Alguns aplicativos também permitem que os usuários criem listas de bloqueio personalizadas e filtros de chamadas.

Entendendo Ligações Indesejadas

O Que São Ligações Indesejadas

Ligações indesejadas são chamadas telefônicas que o receptor não deseja ou não solicitou receber. Essas ligações geralmente são realizadas por empresas que buscam vender produtos ou serviços, mas também podem ser feitas por golpistas que tentam enganar as pessoas para obter informações pessoais ou financeiras. Normalmente, é quase impossível descobrir o dono do número do celular de onde partiu a ligação, portanto o melhor é tentar evitar.

Por Que Recebemos Ligações Indesejadas

Existem várias razões pelas quais as pessoas recebem ligações indesejadas. Uma delas é a venda de dados pessoais, que geralmente é feita por empresas que coletam informações dos usuários sem o seu consentimento. Essas informações são vendidas para outras empresas que as utilizam para fazer ligações de telemarketing.

Outra razão é o uso de robôs de chamada, que são programas de computador que realizam chamadas automatizadas para um grande número de pessoas. Esses programas são usados ​​por empresas de telemarketing para fazer ligações em massa, mas também podem ser usados ​​por golpistas para enganar as pessoas.

Além disso, as ligações indesejadas também podem ser realizadas por golpistas que tentam obter informações pessoais ou financeiras das pessoas. Esses golpes geralmente envolvem a oferta de prêmios ou descontos em troca de informações pessoais ou financeiras, como senhas de banco ou cartões de crédito.

Como Bloquear Ligações Indesejadas

Receber ligações indesejadas pode ser muito irritante. Felizmente, existem várias maneiras de bloqueá-las em seu celular. Nesta seção, serão apresentadas duas maneiras de bloquear ligações indesejadas: usando as configurações do celular e utilizando aplicativos de bloqueio de chamadas.

Usando Configurações do Celular

A maioria dos celulares possui uma opção nativa para bloquear números de telefone. Siga os passos abaixo para bloquear ligações indesejadas em seu celular:

  1. Abra o aplicativo de telefone em seu celular.

  2. Encontre o registro da chamada que você deseja bloquear.

  3. Toque no número de telefone e selecione "Bloquear número" ou "Adicionar à lista de rejeição".

  4. Confirme o bloqueio.

Caso você receba muitas ligações indesejadas de números desconhecidos, é possível configurar seu celular para bloquear automaticamente essas chamadas. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo de telefone em seu celular.

  2. Acesse as configurações do aplicativo de telefone.

  3. Encontre a opção "Bloquear chamadas" ou "Filtrar chamadas".

  4. Ative a opção "Bloquear chamadas de números desconhecidos" ou "Filtrar chamadas de números desconhecidos".

Aplicativos de Bloqueio de Chamadas

Existem diversos aplicativos disponíveis para bloquear ligações indesejadas em seu celular. Alguns exemplos são:

  • Truecaller

  • Whoscall

  • Mr. Number

  • Hiya

Esses aplicativos geralmente possuem recursos adicionais, como identificação de chamadas e bloqueio de mensagens de texto. Para utilizar um desses aplicativos, basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular e seguir as instruções de instalação. Depois de instalado, o aplicativo irá bloquear automaticamente as chamadas indesejadas de acordo com as configurações escolhidas pelo usuário.

Lembre-se de que, ao bloquear ligações indesejadas, você pode acabar bloqueando chamadas importantes. Portanto, verifique regularmente a lista de números bloqueados em seu celular e remova aqueles que não são mais necessários.

Manutenção do Bloqueio de Ligações

Depois de bloquear um número de telefone, é importante manter a lista de bloqueio atualizada. Além disso, é útil verificar regularmente o registro de chamadas bloqueadas para garantir que nenhuma chamada importante tenha sido bloqueada por engano. Aqui estão algumas dicas para manter o bloqueio de ligações:

Atualizando a Lista de Bloqueio

Para garantir que a lista de bloqueio esteja atualizada, é importante adicionar novos números à lista conforme necessário. Alguns métodos para adicionar números à lista de bloqueio incluem:

  • Adicionar números manualmente: muitos telefones permitem que os usuários adicionem números à lista de bloqueio manualmente. Para fazer isso, basta acessar as configurações de bloqueio de chamadas e adicionar o número desejado.

  • Usar aplicativos de bloqueio de chamadas: existem muitos aplicativos disponíveis que podem ajudar a bloquear chamadas indesejadas. Esses aplicativos geralmente permitem que os usuários adicionem números à lista de bloqueio de maneira fácil e rápida.

  • Usar serviços de bloqueio de chamadas: alguns provedores de serviços de telefonia oferecem serviços de bloqueio de chamadas. Esses serviços geralmente permitem que os usuários adicionem números à lista de bloqueio por meio de um portal online ou por telefone.

Verificando o Registro de Chamadas Bloqueadas

É importante verificar regularmente o registro de chamadas bloqueadas para garantir que nenhuma chamada importante tenha sido bloqueada por engano. Alguns métodos para verificar o registro de chamadas bloqueadas incluem:

  • Acessar o registro de chamadas bloqueadas no telefone: muitos telefones permitem que os usuários acessem um registro de chamadas bloqueadas. Isso permite que os usuários verifiquem as chamadas bloqueadas e desbloqueiem qualquer chamada importante que tenha sido bloqueada por engano.

  • Usar aplicativos de registro de chamadas: existem muitos aplicativos disponíveis que podem ajudar a gerenciar o registro de chamadas bloqueadas. Esses aplicativos geralmente permitem que os usuários visualizem o registro de chamadas bloqueadas e desbloqueiem qualquer chamada importante que tenha sido bloqueada por engano.

  • Entrar em contato com o provedor de serviços de telefonia: se um usuário suspeitar que uma chamada importante foi bloqueada por engano, ele pode entrar em contato com o provedor de serviços de telefonia para obter ajuda. O provedor de serviços pode ajudar a desbloquear a chamada ou fornecer outras soluções.

Considerações Finais

Bloquear ligações indesejadas é uma necessidade comum nos dias de hoje. Com as soluções apresentadas neste artigo, é possível evitar ser incomodado por chamadas indesejadas e spam.

Uma das opções é usar o recurso de bloqueio de chamadas do próprio telefone, que é encontrado na maioria dos aparelhos. Além disso, é possível instalar aplicativos específicos para bloquear chamadas, como o Truecaller ou o Whoscall.

Outra opção é cadastrar o número no "Não me Perturbe", que é um serviço criado pelo governo para evitar chamadas de telemarketing. É importante lembrar que esse cadastro não bloqueia chamadas de empresas com as quais o usuário tem relacionamento, como operadoras de telefonia e bancos.

Por fim, é importante ter cuidado ao compartilhar o número de telefone em cadastros e sites na internet. Isso pode aumentar a quantidade de chamadas indesejadas recebidas.

Em resumo, existem diversas formas de bloquear ligações indesejadas no celular. É importante avaliar qual solução é mais adequada para cada caso e tomar medidas para evitar o recebimento de chamadas indesejadas.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp