31/10/2023 às 14h58min - Atualizada em 31/10/2023 às 14h54min

Advogada Érica Veiga Alves explica como conseguir o tratamento para Progeria pelo SUS

A progeria e o inovador medicamento Zokinvy, advogada Érica Veiga Alves explica como conseguir o tratamento

Foto: Advogada Érica Veiga Alves (Divulgação)

Você já ouviu falar em progeria? Essa é uma condição genética que provoca um envelhecimento acelerado em crianças. 

 

Embora a maioria das pessoas associe o envelhecimento a uma progressão natural ao longo do tempo, a progeria desafia essa concepção ao fazer com que os sinais de envelhecimento se manifestem precocemente, por volta dos 2 anos de idade.

 

Essa condição, também conhecida como síndrome de Hutchinson-Gilford, não apenas impacta a saúde física das crianças afetadas, mas também apresenta desafios médicos, emocionais e sociais para os pacientes e suas famílias. 

 

Recentemente, um novo medicamento foi aprovado para o tratamento da progeria. O Zokinvy oferece às pessoas com essa doença, mais tempo de vida. No entanto, o remédio ainda pode custar mais de US$ 1 milhão por ano.

 

Judicialização dá acesso à tratamentos e medicamentos

 

Como isso se torna possível? Graças à advocacia especializada em direito da saúde. Isso ocorre porque é judicialmente viável obter medicamentos que não constam na lista obrigatória do SUS.

 

A advogada Érica Veiga Alves explica que tanto o Sistema Único de Saúde quanto os planos de saúde devem fornecer o medicamento, quando houver indicação médica. 
 


A advogada, natural de Porto Alegre, RS, é mestra em Direitos Sociais e Políticas Públicas e sócia de um dos principais escritórios especializados em advocacia da saúde no Brasil, o Kopp & Alves Advogados.

 

Com foco em um atendimento humanizado e sem burocracias, ela explica que considera o trabalho na área de direito à saúde muito emocionante: “a gente busca judicialmente tratamentos de alto custo, estamos batalhando em prol da vida das pessoas e lutando diariamente contra o sistema”, conta.

 

Como o paciente deve buscar ajuda especializada?

A especialista conta que o primeiro passo para judicializar um tratamento de saúde é ter a indicação médica. Então, o paciente deve procurar um advogado especializado em direito à saúde: “Muitos pacientes não sabem, mas tudo o que o médico prescreve como tratamento, independentemente de estar registrado ou não na Anvisa, deve ser fornecido pelo SUS ou pelo plano de saúde.”, explica Érica Veiga.

 

Por isso, a busca por escritórios de advocacia especializados no segmento é fundamental para obter sucesso nas causas. 

 

Além do atendimento presencial, eles também oferecem serviços online para todo o Brasil e atualmente têm clientes em 15 estados do país.

 

Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho na advocacia da saúde, siga as redes sociais da advogada Érica Veiga Alves e do escritório Kopp & Alves Advogados





Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp