23/10/2023 às 16h45min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h37min

Da Favela para o Empreendedorismo Contábil: conheça a trajetória de Viviane Silva

Foto: Divulgação

Entrevistamos a empresária Viviane Santos da Silva, natural do Rio de Janeiro. Contadora, pós-graduada em Auditoria e Controladoria e Mestre em Economia e Gestão Empresarial. Viviane é ainda co-autora do livro mais atual do país sobre legalização de empresas.

Viviane conta um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional: “Sou filha de pais nordestinos, analfabetos, que vieram buscar no Rio de Janeiro uma melhor condição de vida. Nasci no Rio de Janeiro e morei numa favela até os meus 18 anos de idade. Aos 19 anos eu e minha família conseguimos sair da favela para morar de aluguel em outro bairro em função da violência. Por morar na favela, aos 16 anos consegui uma oportunidade num projeto social que atuava com jovens em situação de vulnerabilidade social, e foi esse projeto me direcionou para um escritório de contabilidade. Ao completar 18 anos a empresa me contratou como funcionária. Nesse ambiente, percebi que somente teria a minha realidade transformada por meio da educação. Assim, me orientaram a fazer a graduação em Ciências Contábeis. Após a graduação eu segui para a Pós-Graduação em Auditoria e Controladoria. Na pós graduação conheci uma amiga que me convidou para ser sua sócia no escritório de contabilidade. Aceitei a oportunidade e iniciei no empreendedorismo contábil. Recebi um convite da universidade que estudei para lecionar no curso de Ciências Contábeis, em função do meu excelente desempenho como monitora na época em que eu era estudante. Ao iniciar como professora universitária aos 26 anos, concluí o mestrado em Economia e Gestão Empresarial. Aos 30 anos de idade, com o nascimento da minha filha Alice, eu decidi ficar um ano dedicada a ela e apenas trabalhar na universidade, o que me fez encerrar a minha primeira sociedade. Mas, como tenho uma veia empreendedora, não consegui ficar sem atender os clientes e criei a AGIR CONTÁBIL em conjunto com o meu sócio Alex Modesto. Em plena pandemia escrevi o livro Legalização de Empresas e Demais Pessoas Jurídicas da Editora Freitas Bastos (Considerado o livro mais atual do país sobre o assunto), com outros professores renomados área contábil e jurídica. Em 2022 fundei o Instituto do Saber Contábil e Jurídico com os sócios advogado João Ricardo de Oliveira (meu marido) e o administrador de empresas Alex Modesto, cujo objetivo é levar cursos que qualifiquem o profissional contábil a iniciar no empreendedorismo contábil. Atualmente a AGIR CONTÁBIL tem a sua sede própria e um faturamento anual em torno de 500k. Minha família vive do meu negócio contábil que posso dizer que a contabilidade transformou a minha realidade. Um dia o meu sonho foi morar em um lugar limpo... Hoje, o sonho da minha filha é ir para PARIS (Iremos em breve)”.

A AGIR CONTÁBIL possui um “projeto social” que ajuda estudantes de contabilidade a conhecerem o dia a dia de uma empresa contábil por meio de visitas técnicas, basta que o aluno agende a visita através do Instagram pessoal de Viviane.
 

A expertise e excelência de Viviane não passou em branco, e em Fevereiro de 2023, ela recebeu o prêmio de “Professora do Centro Universitário Augusto Motta que mais fomentou a Inovação e o Empreendedorismo contábil”, um dos inúmeros reconhecimentos advindos de sua autoridade no ramo.

Para aqueles que desejam seguir carreira no ramo contábil, Viviane aconselha que a chave para o sucesso está na qualificação profissional.

Ao final da entrevista, Viviane revela alguns de seus projetos profissionais que estão em andamento: “Atualmente, almejo ampliar o número de clientes da AGIR CONTÁBIL para que possamos gerar mais oportunidades de negócios e empregos. Além disso, planejo avançar com o meu curso Legalização de Empresas para que mais contadores possam iniciar no empreendedorismo contábil”

Acompanhe o trabalho de Viviane Silva

No Instagram @contadoravivianesilva





Enviado por Sua Imprensa 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp