16/10/2023 às 16h50min - Atualizada em 16/10/2023 às 16h49min

Ferramentas digitais: como elas auxiliam o RH?

Foto: Divulgação
De fato, estamos vivendo a 4ª Revolução Industrial, onde as ferramentas digitais se destacam como valiosas aliadas na gestão de Recursos Humanos das organizações.
 
Neste artigo, exploraremos de que maneira essas inovações estão remodelando o RH, aprimorando a eficiência e a estratégia das empresas, e contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e alinhado com as necessidades dos colaboradores e das empresas.
 
Boa leitura!

Qual a importância das ferramentas digitais para o RH?

As ferramentas digitais desempenham um papel fundamental no fortalecimento da competitividade de uma empresa, especialmente no âmbito do setor de Recursos Humanos, onde auxiliam na transformação desta área em uma função estratégica focada na valorização de seus colaboradores.
 
A tecnologia aplicada à gestão de recursos humanos atua em múltiplas funções essenciais, como o desenvolvimento e retenção de talentos, a identificação e atração dos melhores profissionais do mercado, bem como a implementação de estratégias para manter o engajamento e a motivação da equipe em alta.
 
Além disso, a automação possui um papel significativo na simplificação de tarefas rotineiras, como o processamento de folhas de pagamento, administração de benefícios, e gestão de programas de bônus, entre outros.
 
Ao automatizar esses processos, não apenas economizamos tempo e recursos financeiros valiosos para a empresa, mas também reduzimos consideravelmente o risco de erros, aliviando a carga de responsabilidade sobre os colaboradores e minimizando a ocorrência de equívocos.

Quais são os benefícios das ferramentas digitais para o RH?

Os benefícios proporcionados pelas ferramentas digitais no âmbito do RH são vastos e ilimitados, desde que sua aplicação seja estratégica, alinhada com as necessidades específicas da empresa e voltada para o crescimento organizacional.
 
Nesse contexto, torna-se essencial que os gestores e os profissionais de RH mantenham uma vigilância constante sobre as demandas dos diversos departamentos e colaboradores, a fim de identificar oportunidades de implementação de soluções que aprimorem significativamente os processos internos da empresa.
 
A correta utilização das ferramentas digitais, quando devidamente alinhada com as necessidades e estratégias da organização, abre portas para um vasto leque de vantagens que podem impulsionar o desenvolvimento e a eficiência do negócio.

Automação de processos

A automação de processos no RH é um recurso altamente eficaz na redução significativa dos custos operacionais. As soluções disponíveis atualmente no mercado são notavelmente simples e de fácil utilização.
 
O que antes exigia dias de trabalho e uma equipe considerável para concluir o fechamento do mês na folha de pagamento, por exemplo, agora é um processo realizado de forma mais rápida. 

Gestão estratégica

No âmbito da gestão estratégica, a tecnologia aplicada ao RH desencadeia uma maximização da eficiência dos processos, resultando na redução do tempo necessário, dos recursos financeiros e humanos empregados, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade dos procedimentos.
 
A presença da tecnologia no RH é agora um indicativo de uma empresa que se mantém competitiva e dotada de inteligência na gestão de seus negócios.
 
Neste cenário de mudanças impulsionadas pela tecnologia e pela evolução do mundo dos negócios, o RH se transformou em um setor completo e dinâmico, intrinsecamente ligado à estratégia corporativa, que vai muito além das tradicionais responsabilidades de gerenciamento de horários, folha de pagamento e recrutamento.

Quais são as principais ferramentas digitais para o RH atualmente?

Muitas empresas hoje em dia têm dúvidas sobre quais ferramentas digitais são mais apropriadas para otimizar seus processos de Recursos Humanos (RH).
 
Felizmente, o setor de RH está passando por um notável avanço tecnológico, reconhecendo cada vez mais a importância da tecnologia.
 
O RH lida com um volume significativo de dados e demandas de trabalho dentro das organizações, tornando importante o foco constante na precisão e no comprometimento para evitar erros e fraudes.
 
No entanto, é notável que algumas tarefas, particularmente aquelas que requerem monitoramento constante, têm sido negligenciadas devido à falta de tempo, especialmente quando se trata da gestão de colaboradores.
 
A boa notícia é que há uma série de ferramentas digitais disponíveis para reduzir o tempo operacional do setor de RH e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades para tornar a empresa mais centrada nas pessoas.
 
Isso significa considerar o recurso humano como o principal fator estratégico da organização. Abaixo, falaremos um pouco sobre as principais ferramentas digitais que podem ser aplicadas para alcançar esse objetivo.

Software de folha de pagamento

Realizar o processo de folha de pagamento pode ser uma tarefa árdua e exaustiva para a maioria das empresas.
 
É um procedimento repleto de detalhes a serem considerados e uma ampla quantidade de dados que requerem precisão.
 
Felizmente, existem ferramentas digitais que simplificam todo esse processo. Muitos deles oferecem integração com planilhas, relatórios, sistemas de ponto eletrônico e até mesmo com plataformas de gestão.
 
Essas ferramentas dedicadas à folha de pagamento são capazes de coletar todos os dados necessários e realizar os cálculos de maneira precisa, levando em conta as complexas regras de jornada de trabalho, remuneração e benefícios.
 
Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz consideravelmente o risco de erros.

Sistema de ponto eletrônico digital

O sistema de ponto eletrônico digital é usado pelas empresas para monitorar e registrar as horas de trabalho de cada colaborador, assegurando a conformidade com as obrigações legais e simplificando a administração de recursos humanos.
 
Esse processo é notavelmente mais rápido do que o método manual, que costumava levar horas ou até mesmo dias, dependendo do tamanho da equipe.
 
Por ser um dispositivo totalmente regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), ele traz total transparência e segurança aos gestores de RH.
 
Tudo é feito eletronicamente, eliminando riscos de retrabalho, evitando erros e fraudes, além de economizar tempo, e assim, os gestores de RH podem focar em outras tarefas mais importantes.

Big Data

No setor de RH, essa ferramenta digital ajuda no processamento dos dados de diversos softwares, permitindo sua integração em uma única plataforma de Business Intelligence (BI).
 
Essas soluções de BI utilizam essas informações para criar dashboards que fornecem uma visão abrangente e estratégica para uma tomada de decisão assertiva.

Softwares de recrutamento

Por fim, temos umas das principais ferramentas digitais usadas pelos gestores de RH atualmente, os softwares de recrutamento.
 
À grosso modo, esse tipo de ferramenta auxilia as empresas na identificação, avaliação e seleção de talentos de forma objetiva e rápida.
 
Cada uma possui suas características, mas, de forma ampla, oferecem funcionalidades como armazenamento, análise de perfil comportamental, entre outras.
 
Além disso, é possível publicar vagas em sites, executar triagem de currículos, avaliação de candidatos, bem como rastrear talentos que possuem o perfil desejado por sua empresa, de forma personalizada.
 
Portanto, esses softwares de recrutamento desempenham um papel essencial nas organizações.
 
Especialmente ao oferecer aos gestores de RH, a capacidade de agilizar os procedimentos de contratação, reduzindo os prazos de seleção, o que é vantajoso tanto para os candidatos quanto para as empresas.

Conclusão

Ao longo deste texto, ficou claro que as ferramentas digitais representam uma revolução no setor de Recursos Humanos, moldando a forma como as empresas gerenciam seus colaboradores e processos.
 
Com a automação de tarefas, a simplificação de processos e a análise de dados avançada, as organizações estão posicionadas para aprimorar sua eficiência e estratégia, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e alinhado com as necessidades tanto das empresas quanto dos colaboradores.
 
À medida que o RH se torna mais tecnológico, ele também se torna mais estratégico, promovendo o crescimento e a competitividade de mercado.
 
Portanto, a adoção de ferramentas digitais é uma decisão que não apenas otimiza o RH, mas também impulsiona o sucesso organizacional.


Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp