08/09/2023 às 10h26min - Atualizada em 08/09/2023 às 10h10min

Yoga pode ajudar a reduzir dores nas costas

Pesquisas apontam que o yoga pode promover relaxamento corporal e auxiliar no combate às dores na coluna

Ao longo do dia, existe uma série de hábitos que podem comprometer a saúde da coluna. Uma posição errada ao sentar, deitar, se abaixar ou até mesmo o ato de carregar um objeto muito pesado podem representar uma sobrecarga na região da lombar que, a longo prazo, traz diversos incômodos. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 85% da população mundial sente algum tipo de dor nas costas. No entanto, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar o sofrimento e ainda fortalecer os músculos das regiões lombar e cervical.

 

Conforme o Ministério da Saúde, a prática de exercícios físicos, como o yoga, é uma grande aliada na saúde da coluna e pode ajudar de forma significativa na redução das dores. A modalidade é também uma das mais indicadas para pessoas que desejam fortalecer a musculatura e melhorar a saúde mental. 

 

Muitos studios, academias e clubes no país oferecem aulas e curso professor de yoga para aumentar o mercado de trabalho na modalidade. Durante as aulas, os professores recebem instruções sobre os benefícios da prática, além de conteúdos teóricos acerca das posturas e dos movimentos. 

 

Os interessados pela formação na modalidade encontram curso de professor de yoga no Rio de Janeiro e em outras regiões do país, de forma on-line ou presencial, em diferentes horários. 

Yoga e coluna: como a prática pode reduzir dores

 

Segundo o Ministério da Saúde, a dor nas costas é um problema que tem diferentes graus de intensidade, podendo ser de origem nervosa, articular, muscular ou relacionada a má postura. O órgão orienta ainda que, em casos de dores agudas, a prática de exercícios físicos não é indicada. 

 

Em situações de desconforto, as atividades costumam ser liberadas, mas ainda assim é preciso passar por orientação médica para não agravar a situação do paciente. Entre as modalidades mais indicadas para o alívio das dores está o yoga. 

 

Essa atividade tem como principal objetivo alinhar o corpo e a mente por meio de exercícios respiratórios, meditações e posturas. Segundo o professor de yoga Leandro Castello Branco, a maioria dos alunos que o procuram para iniciar na modalidade apresenta queixas de dores na região lombar ocasionadas por má postura no dia a dia. 

 

Os exercícios conduzidos pelo professor de yoga tendem a ativar a musculatura da região e proporcionar alívio dos desconfortos. Essas movimentações são, inclusive, citadas em pesquisas internacionais como benéficas para a saúde da coluna. 

 

Conforme um estudo publicado nos Annals of Internal Medicine, a prática do yoga pode, de fato, reduzir as dores nas costas. O levantamento analisou 313 adultos com essa queixa e propôs a uma parte do grupo a prática do yoga por três meses. No final da pesquisa, os voluntários relataram que sentiram menos dores e notaram uma melhora na função da coluna. 

 

A atividade foi ainda apontada como benéfica para a melhora da estabilidade postural em outro artigo publicado na revista Medical Science Monitor. Importante destacar que o yoga também é constantemente mencionado como uma atividade física capaz de ajudar na saúde mental. 

 

Uma pesquisa publicada pela revista Harvard Health Publishing destacou que a modalidade ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Isso porque, durante o yoga, ocorre relaxamento corporal e diminuição do estresse, o que também pode ajudar nas tensões que provocam dores por todo o corpo, incluindo na coluna.  

 

Os resultados das pesquisas mostram que a modalidade pode ser uma boa aliada da saúde da coluna, mas não deve ser usada como tratamento único. Antes de iniciar a prática, é recomendado ouvir a opinião de um profissional qualificado para obter diagnóstico preciso e tratamento adequado, e se autorizado, uni-lo à prática do yoga.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp