31/08/2023 às 17h39min - Atualizada em 31/08/2023 às 17h28min

Classes de peso no boxe

O boxe é um dos esportes mais antigos, que mesmo nos tempos antigos estava firmemente incorporado à vida humana na forma de lutas de punhos. Naquela época e muitos anos depois, não havia divisão dos participantes por categorias de peso, todos lutavam pela vitória, independentemente dos dados físicos. Os resultados de tais lutas eram geralmente previsíveis devido à óbvia superioridade física de um dos participantes.
 
Há mais de um século, a situação começou a mudar - começaram a ser introduzidas restrições para os participantes das lutas de boxe quanto ao peso máximo para condições iniciais iguais dos atletas. No início, havia poucas categorias de peso, de modo que em cada uma delas ainda havia uma diferença decente de peso entre os boxeadores, mas com o tempo elas se tornaram cada vez maiores, até que seu número adquiriu a forma atual.
 
Atualmente, há um grande número de classes de peso nas quais os boxeadores competem e determinam os campeões. Levando em conta o tamanho mínimo da bifurcação dos pesos-limite dos participantes em cada uma delas, as competições são realizadas entre boxeadores de peso quase igual, o que elimina a influência do fator de superioridade física de qualquer atleta sobre os demais, o que proporciona os resultados mais objetivos das lutas. Além disso, é um verdadeiro deleite para os fãs, que assistem a um grande número de lutas de classe de mestres.  Todos os fãs de emoção e fãs ferozes de boxe podem apostar em seus boxeadores favoritos no site da gg bet. Agora será duas vezes mais interessante assistir aos combates.

Como ocorre a perda de peso no boxe

Hoje em dia, a cerimônia de pesagem é algo sem o qual é impossível imaginar qualquer torneio. Mas nem sempre foi assim.
 
Durante muito tempo, as classes de peso no boxe estavam fora de cogitação. E não apenas por causa da essência das artes marciais, segundo a qual você deve ser capaz de derrotar qualquer oponente, estando desarmado. O principal motivo era a dieta escassa das classes mais baixas da população inglesa - elas eram a base dos boxeadores daquela época. Inicialmente, as classes simplesmente não eram necessárias.
 
  • O procedimento de pesagem ocorre entre 8 e 24 horas antes da luta. Nele, o boxeador pode usar apenas calção de banho. Antes, era um procedimento burocrático formal, mas agora se transformou em um show completo com ringgirls, uma batalha de olhares entre os participantes e outros entretenimentos para o público. Se o peso de um boxeador não estiver dentro dos limites de uma determinada categoria, ele terá duas horas para resolver o problema. Se mesmo esse tempo não for suficiente para o atleta, os organizadores permitirão que ele compita, mas, ao final da competição, ele não receberá pontos de classificação nem títulos.
  • Muitos boxeadores, muito antes da luta, realizam uma perda de peso gradual. Nesse caso, eles reduzem a quantidade de ingestão de líquidos, aumentam a atividade física, usam uma dieta balanceada - ou seja, sistematicamente levam seu peso para a luta.

Para que servem as classes de peso

Muitas pessoas se perguntam por que existem tantas categorias de peso diferentes no boxe. A resposta é bem simples: dinheiro, pois quanto mais associações realizam suas lutas, mais dinheiro gira nesse esporte, mais dinheiro será ganho por promotores, gerentes, agentes e pelos próprios atletas. É claro que, como resultado, há confusão com a definição dos campeões e o tempo das lutas, mas quem se importa quando há um grande prêmio em jogo.
 
O boxe envolve infligir lesões físicas, de acordo com as regras e os padrões do esporte, em seu oponente até que ele não consiga continuar a luta - isso pode ser por recusa voluntária, incapacidade de continuar devido a contraindicações médicas ou incapacidade física de fazê-lo.
 
Se o formato e o peso da luva são regulados pelas regras da federação de boxe e são unificados, a velocidade do golpe está sujeita ao treinamento individual, mas é um fator muito subjetivo, enquanto o fator peso é objetivo. Praticamente qualquer atleta pode ganhar ou perder peso extra, o que, de fato, afetará diretamente o poder destrutivo de cada um de seus golpes.
 
É por essas razões que, tanto no boxe profissional quanto no amador, os atletas são divididos em várias categorias de peso. O peso do atleta é controlado na fase de competição e, imediatamente antes da luta, há um procedimento de pesagem, no qual deve ser estabelecido se os atletas estão dentro dos limites de peso determinados.
 
Em parte, a cerimônia de pesagem é um ato de justiça: pelo menos em termos de peso, os lutadores estão em pé de igualdade. Todo o resto depende de suas habilidades, que eles adquiriram dependendo do quanto se esforçaram.
 
Para isso, nutricionistas profissionais são convidados para a equipe, sem os quais um lutador de classe extra simplesmente não pode ficar sem. A abordagem correta da nutrição ajuda os atletas a obter melhores resultados em menos tempo.

Boxe profissional

O boxe profissional difere do boxe amador em quase todos os parâmetros. Há outras regras e requisitos para equipamentos, outras categorias de peso, outro número de rounds, etc. Também são usadas luvas de boxe profissional, que, em geral, diferem das luvas comuns pela melhor fixação na mão (devido aos cadarços), uma camada menor de enchimento, um ajuste mais confortável do punho e extensão total.
 
Não existe uma única organização internacional no boxe profissional. Atualmente, entre as mais famosas estão a WBC, a WBO, a WBA e a IFB. Cada organização tem sua própria classificação de boxeadores em termos de categorias de peso. As categorias de peso de todas as organizações são unificadas.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp