29/08/2023 às 15h48min - Atualizada em 29/08/2023 às 15h39min

Ideias para fazer uma cozinha americana em apartamento pequeno

Saiba como trocar a sensação de aperto e poluição visual por alívio, tranquilidade, beleza e muita praticidade no dia a dia

Ter um apartamento pequeno pode ser um desafio, principalmente quando se trata da cozinha. Afinal, ela é um dos cômodos mais utilizados da casa e, por isso, é preciso que tenha um layout otimizado para garantir que todas as rotinas nela não seja uma tortura, cheia de apertos e com os usuários trombando nas coisas e em outras pessoas. 

 

Geralmente, na hora de otimizar esse cômodo tão importante, é comum recorrer a um gabinete de cozinha cheio de portas e gavetas para conseguir organizar melhor os utensílios e os equipamentos e aumentar o espaço livre nas superfícies de apoio utilizadas durante os preparos.

 

Mas, mesmo com todo o suporte entregue pelo gabinete, num apartamento pequeno é preciso de mais, e uma excelente alternativa para isso é transformar a cozinha comum em uma cozinha americana.

 

Se sua ideia é essa, você está no lugar certo, pois a seguir há soluções criativas para transformar uma cozinha comum em um espaço mais aberto e prático. Neste conteúdo vamos te apresentar 9 ideias para fazer sua cozinha americana se tornar realidade. 

 

Confira!

Cozinha normal para americana: 9 ideias para transformar a sua

Transformar uma cozinha comum em uma cozinha americana não apenas amplia o espaço visualmente, mas também torna a área mais funcional e convidativa. 

 

Abaixo estão nove ideias inspiradoras para você começar a planejar a sua própria cozinha americana em um apartamento pequeno.

 

1. Remova as paredes: o primeiro passo para criar uma cozinha americana é eliminar as barreiras físicas, como paredes, que separam a cozinha da sala de estar ou sala de jantar. Isso cria uma sensação de espaço aberto, facilita a interação entre as áreas e aumenta a amplitude de todos os ambientes envolvidos nessa mudança.

 

2. Use balcões como divisórias: em vez de paredes, use balcões ou ilhas para separar a cozinha dos outros espaços que farão parte dela. Isso não apenas define visualmente a área da cozinha, mas também fornece espaço adicional para preparar alimentos, refeições e para as visitas durante um almoço ou jantar, que podem se acomodar na sala de estar ou jantar enquanto os anfitriões preparam a refeição.

 

3. Escolha móveis multifuncionais: em apartamentos pequenos, cada centímetro conta. Opte por móveis que servem a múltiplos propósitos, como mesas e cadeiras dobráveis que podem ser usadas como área de jantar e espaço de trabalho.

 

4. Cores claras e iluminação: cores claras nas paredes e nos móveis podem fazer o espaço parecer mais amplo e arejado. Além disso, invista em iluminação adequada para destacar as áreas-chave da sua cozinha americana, como spots de luz em cima dos balcões.

 

5. Aproveite a vertical: use prateleiras e armários altos para aproveitar ao máximo o espaço vertical da sua cozinha. Isso ajuda a manter os itens organizados, libera espaço nas bancadas e facilita o acesso aos utensílios.

 

6. Eletrodomésticos compactos: escolha eletrodomésticos menores e mais eficientes, especialmente se o espaço na cozinha for limitado. Existem muitas opções compactas que ainda oferecem alto desempenho, como o fogão cooktop e o forno embutido, por exemplo.

 

7. Bancadas funcionais: planeje suas bancadas com cuidado. Além de servirem como divisórias entre os cômodos, elas devem proporcionar espaço suficiente para preparar alimentos e também servir como área de refeições informais. Ou seja, priorize a funcionalidade das bancadas na hora de definir como serão construídas ou montadas.

 

8. Decoração coerente: mantenha uma paleta de cores e um estilo de decoração coerentes em todo o espaço da cozinha americana para criar uma sensação de continuidade e harmonia. Uma má escolha pode transformar o ambiente num espaço sufocante, enjoativo, além de transmitir a sensação de aperto.

 

9. Divisórias inteligentes: se você deseja uma separação visual entre a cozinha e o espaço de convivência, considere divisórias como cortinas ou estantes vazadas que podem ser facilmente movidas quando necessário. Além de separarem, trazem muito mais praticidade durante o dia a dia e ajudam a não poluir visualmente o apartamento quando a cozinha não está organizada. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp