29/08/2023 às 15h33min - Atualizada em 29/08/2023 às 14h57min

Como se organizar para efetuar as compras de mercado?

Entenda como se planejar para garantir uma boa alimentação e economizar

Cuidar da alimentação é essencial para a nossa qualidade de vida. Na hora de fazer as compras do mercado, é preciso aprender a economizar, a usar o cartão de crédito com consciência e garantir uma alimentação equilibrada e saudável para você e seus familiares. O planejamento financeiro é fundamental para honrar todos os compromissos e manter uma boa alimentação. 

 

Para muitos, se organizar para fazer as compras é bastante complicado. Isso porque a organização vai muito além do que pensar no que precisa ser comprado, e envolve também a organização das finanças. Para te ajudar nessa busca, fizemos uma lista com diversas dicas para te ajudar a fazer compras com mais qualidade e economia, confira abaixo.

Organize o orçamento familiar 

O primeiro passo para comprar com qualidade e economia é fazer um bom planejamento financeiro. A organização do orçamento familiar é essencial para deixar um valor considerável para as compras do mês. Assim, você não passará mais “perrengue” na hora de pagar suas compras de mercado. 

 

O planejamento pode te ajudar a não parcelar mais as compras de mercado no cartão de crédito, por exemplo. Além disso, o controle do valor das compras fica muito mais fácil, já que você já sabe qual é o seu orçamento total para compras. Isso permite que você divida o seu orçamento por semana, para realizar compras semanais e tentar aumentar a sua economia. 

Faça uma lista de compras (planeje a sua semana!)

Outra dica é fazer uma lista de compras. Nada de ir ao supermercado sem uma lista, isso faz com que você realize compras por impulso e possa se esquecer de produtos importantes. E o que pode ajudar a montar a sua lista de compras é fazer um cardápio semanal. 

 

Montando o seu cardápio da semana, você pode ir ao mercado comprar tudo o que precisa para preparar as refeições. Isso gera economia, diminui o desperdício e te garante uma boa alimentação no dia a dia. 

Compare preços e evite comprar por impulso 

Outra dica importante é ficar de olho nas promoções! Nada de sair comprando por impulso no primeiro mercado que ver pela frente! Comparar preços é essencial para a economia. Geralmente, os mercados realizam promoções diárias em diversos segmentos de produtos. 

 

Acompanhar as promoções dos mercados é uma forma de garantir mais economia nas compras. Dessa maneira, você pode comprar os produtos de limpeza no dia da promoção e no dia seguinte aproveitar as promoções de legumes e verduras, por exemplo. Se você tem pouco tempo disponível para ir ao mercado, busque avaliar a média de preços de cada mercado e confira onde as compras saem mais barato. 

Use aplicativos para encontrar os melhores descontos 

Existem diversos aplicativos que oferecem cupons de descontos em diferentes produtos nos mais diversos supermercados. Hoje em dia também é comum se cadastrar em aplicativos das próprias redes de supermercado, fazendo parte inclusive do clube de fidelidade das redes. 

 

Nesses aplicativos é possível comprar diversos produtos com excelentes descontos. Isso permite que você consulte valores e compre produtos de qualidade a preço justo. Para quem busca por economia, dar uma olhada nos aplicativos é a melhor maneira de controlar o valor das suas compras e otimizar o seu orçamento com alimentação.

 

No mercado, lidamos com uma variedade enorme de produtos e se não tivermos um bom planejamento, provavelmente gastaremos mais do que o necessário e não manteríamos uma boa alimentação. Por isso é tão importante ficar de olho para garantir economia! 

 

Com um pouco de bom senso e seguindo as nossas dicas, você pode organizar as suas compras e conseguir manter uma boa alimentação no dia a dia. É preciso pensar em todos os pontos antes de se aventurar nas compras. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp