28/08/2023 às 16h22min - Atualizada em 28/08/2023 às 15h59min

Como aumentar o seu negócio sendo um empreendedor solo

Planejamento é fator essencial para o sucesso de negócios solo no mercado

Empreender sozinho não é um caminho fácil! Se já é difícil sustentar uma empresa no mercado tendo sócios para dividir a tarefa, imagina sozinho. Ainda assim, os dados mostram que o número de empreendedores solos no Brasil aumentou dez vezes nos últimos dez anos. Somente no ano passado, 7,2 mil empresas individuais foram abertas diariamente no país. 

 

É importante aprender a calcular gastos e lucros e descobrir como equilibrar as contas e crescer no mercado. Muitos empreendedores chegam ao mercado com o intuito de terem uma nova opção para se sustentar e também para alimentar sonhos de vida e de consumo. 

 

Ainda assim, o caminho para o sucesso é bastante difícil, ainda mais estando sozinho nessa empreitada. Os dados do Sebrae mostram que 29% dos MEIs (microempreendedores individuais) fecham as portas antes de cinco anos de atividades. Ou seja, só ter vontade e fé não basta: é preciso ter planejamento! Aqui, vamos ajudar você a crescer seu negócio solo com mais assertividade. 

Quais são as características essenciais para um empreendedor solo? 

O empreendedor solo deve ser pautado por certas características importantes para ter sucesso em seus negócios. A primeira delas é ter vontade e enxergar oportunidades de negócio. Esse é o primeiro passo para empreender! Depois, é preciso ter um perfil analítico e planejador. O principal erro de pequenos empreendimentos é a falta de planejamento. 

 

Um bom empreendedor deve aprender a tomar decisões e correr riscos calculados para que o negócio siga um ritmo de crescimento. Para isso, é importante ter metas, definir prioridades e conhecer como o seu segmento de mercado funciona. 

Como crescer um negócio sozinho? 

Uma das maiores dificuldades de empreendedor sozinho é conseguir financiar o crescimento do negócio. Com pouco acesso a crédito e pouco capital para começar e manter o negócio, é importante que o empreendedor entenda como é possível crescer o seu negócio sozinho. Separamos algumas dicas que podem ajudar, confira abaixo.

Faça um planejamento e defina prioridades 

O planejamento é importante porque serve como guia para a sua atuação no mercado. Ao começar um negócio, você precisa ter um planejamento com estratégias bem definidas para diferentes áreas. Você deve conhecer os custos do seu produto e avaliar as possibilidades de produção e de marketing para dar início a sua empreitada. 

 

É no planejamento que o empreendedor solo pode definir prioridades. Ao trabalhar sozinho, você será responsável por tudo o que está relacionado à sua empresa. Então, além de produzir produtos ou prestar serviços, você também será responsável pela parte financeira, pelo marketing e pelas obrigações fiscais do seu negócio. 

 

Nem sempre você conseguirá fazer tudo! Então, é preciso definir prioridades. Você pode, por exemplo, realizar uma tiragem menor de produtos e dar mais atenção ao marketing para tentar realizar suas primeiras vendas. Você também pode dar mais atenção a produzir um produto de maior qualidade e deixar as estratégias de vendas e marketing de lado. A escolha é sua! 

Faça networking e monte a sua rede de apoio 

Outro fator importante é fazer networking. Você pode não ter sócios, mas é muito importante ter parceiros de negócio. Trabalhar em conjunto com outros empreendedores pode ser crucial para ampliar a sua audiência e possibilitar novas oportunidades de negócios. 

Faça testes e valide o seu produto 

Nada melhor para pequenos negócios do que fazer testes. A ideia pode parecer genial, mas o produto nem sempre é! Por isso, há a importância de fazer testes. A ideia passa por criar versões básicas do seu produto ou fazer uma produção pequena e lançar no mercado. 

 

Após lançar, você pode analisar os resultados e entender se o seu produto tem público, o quanto esse público está disposto a pagar por ele e quais são as objeções de potenciais clientes. Isso será importante para você desenvolver estratégias de marketing e vendas melhores, fazendo ajustes para trazer mais qualidade ao produto nos próximos lançamentos. 

Estude as principais opções de crédito 

Com a certeza de um bom produto e um bom planejamento, você pode estudar as principais opções de crédito. É possível buscar opções como o empréstimo pessoal, crédito para pequenos negócios e até em parceiros de investimentos ou investidores-anjo no negócio. Para dar esse passo, é preciso ter um negócio minimamente estruturado e apresentar um projeto que consiga angariar investimentos. 

 

A tarefa de um empreendedor solo é bastante árdua, mas é possível fazer o seu negócio virar. Se você não quiser fazer parte das estatísticas, dê uma atenção às nossas dicas e estude bastante o seu mercado para começar a empreender de forma mais segura e consistente. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp