16/08/2023 às 11h48min - Atualizada em 16/08/2023 às 11h39min

Enfermeiro Mateus Henrique Dias Guimarães e sua contribuição para a enfermagem

Foto: Divulgação
Mateus Henrique Dias Guimarães é natural de Sergipe, enfermeiro de graduação, tem pós-graduação em Gestão Pública com Ênfase na Saúde da Família e mestrado em Saúde Pública. Atualmente atua na área de estratégia saúde da família em um município sergipano. Mateus escreveu artigos para blog como o “Enfermagem Novidade” sobre assuntos de interesse na área da saúde como Interpretação de Exames, Covid-19, Classificação de Lesão por Pressão, Idade Gestacional e Data provável de Parto, Queimaduras e muitos outros contribuindo para agregar conhecimentos. 

Escreveu artigos científicos sobre Doença de Alzheimer e o Papel do Enfermeiro como Promotor de Saúde; Tuberculose: Uma Reflexão Sobre o Papel do Enfermeiro na Saúde Pública; NANDA e NIC aplicada ao paciente portador de Diabetes Mellitus e Tratamento Quimioterápico em Pacientes no Osteossarcoma e Cuidados de Enfermagem no Câncer Infantil, são os principais com grandes visualizações.

Mateus publicou seu livro com ISBN (9786500756418) e registro autoral que tem como título: “Implementação da Vacinação Contra Covid-19 no Brasil: Uma Análise da Comunicação de Saúde através de Notícias no Portal do Ministério da Saúde” resultado de sua tese de curso, onde investigou se a comunicação de saúde no portal do ministério da saúde brasileiro tinha sido eficaz e se gerou confiança na população e promoção da cultura de vacinação no país. Mateus Dias, ressalta que a vacinação contra a Covid-19 foi um dos principais meios para controlar a propagação da doença e proteger a população. Informa que as vacinas são seguras, eficazes e nossa melhor aposta para controlar a propagação de doenças.

Contribuiu para pesquisas em temas de ciências da saúde que se transformaram em capítulos de livros como “Protocolo de Manchester e Atuação do Enfermeiro” e Relato de Experiência do Enfermeiro em Unidade de Hemodiálise no Interior de Sergipe em e-book e periódico na saúde.

Mateus é membro associado para o ano de 2023 da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO).

 

Qual o seu ponto de vista sobre o piso salarial da enfermagem?

É uma medida importante para garantir que os enfermeiros sejam adequadamente remunerados pelo seu trabalho. Eles estão expostos a riscos e estresse, e trabalham longas horas e isso deve ser recalculado e ter o merecido reconhecimento.

Vai ajudar a atrair mais pessoas para a profissão de enfermagem, o que é importante para atender à crescente demanda por cuidados de saúde.

Espero que o piso salarial da enfermagem seja implementado o mais rápido possível.

 

Por que você escolheu a saúde pública?

Por melhorar a saúde das pessoas e das comunidades. Acredito que todos merecem ter acesso a cuidados de saúde de qualidade, independentemente de sua renda, raça, etnia ou localização.

A saúde pública é uma área interdisciplinar que usa a ciência, a política e a prática para promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

Estou orgulhoso de fazer parte de uma profissão que está fazendo a diferença na vida das pessoas. Acredito que a saúde pública é uma das áreas mais importantes do mundo, e estou animado para continuar a trabalhar para melhorar a saúde das pessoas e das comunidades. Escolhi para fazer a diferença e para ter um impacto positivo no mundo

 

O que você espera da enfermagem para o futuro?

O futuro da enfermagem é brilhante. A profissão está em alta e requer uma grande demanda por profissionais qualificados. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde, e sua contribuição é essencial para o bem-estar da população.

No futuro, os enfermeiros vão continuar a ter um impacto positivo na sociedade. Eles vão trabalhar para melhorar mais ainda a qualidade de vida das pessoas, prevenir doenças e promover a saúde e acredito em uma enfermagem que busque cada vez mais por conhecimentos embasados na ciência e que sejam contribuintes para a segurança do paciente.

https://instagram.com/eumateushenrique
https://br.linkedin.com/in/eumateushenrique
https://clubedeautores.com.br/livros/autores/mateus-henrique-dias-guimaraes
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/author/mateus-henrique-dias-guimaraes
https://www.enfermagemnovidade.com.br/search/label/Mateus%20Henrique%20Dias%20Guimar%C3%A3es
 


 

Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp