11/08/2023 às 10h07min - Atualizada em 11/08/2023 às 10h05min

Atividade Física depois do COVID-19: Orientações do Enfermeiro Mateus Henrique Dias Guimarães

Foto: Divulgação
A pandemia de COVID-19 impactou diversos aspectos de nossas vidas, incluindo nossa rotina de exercícios físicos. Com medidas de distanciamento social e restrições de movimentação, muitas pessoas viram suas práticas de atividade física serem interrompidas ou reduzidas. Como podemos nos exercitar depois do covid-19 com um olhar mais voltado a promoção e prevenção de saúde? É importante entender como adaptar a atividade física de maneira segura de acordo com sua idade.

O exercício físico é uma parte importante de uma vida saudável. Ele pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes e alguns tipos de câncer. Também pode ajudar a melhorar o seu humor, a sua energia e a qualidade do seu sono.

Depois de ter tido COVID-19, o exercício físico pode ajudar a acelerar a sua recuperação. Ele pode ajudar a melhorar a sua função pulmonar, a fortalecer os seus músculos e a melhorar a sua resistência. Também pode ajudar a reduzir o risco de complicações a longo prazo, como a fadiga pós-covid.

Se você teve COVID-19, é importante falar com o seu médico antes de começar a fazer exercícios físicos. Ele poderá ajudá-lo a criar um plano de exercícios seguro e adequado ao seu nível de saúde.

Aqui estão algumas dicas para fazer exercícios físicos depois de ter tido COVID-19:
  • Comece lentamente e aumente gradualmente a intensidade e a duração dos seus exercícios.
  • Escute o seu corpo e pare se sentir cansado ou dolorido.
  • Hidrate-se bem antes, durante e depois dos exercícios.
  • Vista roupas leves e confortáveis.
  • Escolha um local seguro para fazer exercícios.
  • Faça exercícios com um amigo ou familiar.
O exercício físico é uma parte importante da sua recuperação da COVID-19. Converse com o seu médico sobre como começar a se exercitar com segurança.

A retomada da atividade física após a COVID-19 deve ser gradual e cuidadosamente planejada. Ele recomenda que indivíduos que foram infectados pelo vírus e se recuperaram busquem orientação médica antes de retomar qualquer rotina de exercícios. Uma avaliação de um profissional pode ajudar a determinar a melhor abordagem com base na condição de saúde de cada pessoa.

Mateus Henrique Dias Guimarães. Enfermeiro. Pós-graduação em Gestão Pública com Ênfase na Saúde da Família. Mestrado em Saúde Pública.
 


Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp