02/08/2023 às 11h47min - Atualizada em 02/08/2023 às 11h12min

A importância das proteínas na alimentação de cães e gatos

Entenda o papel fundamental que elas desempenham nos organismos dos pets e conheça opções saudáveis para oferecer a eles.

 

A alimentação do animal é um tema muito delicado para os tutores de cães e gatos. Afinal, todo dono quer sempre oferecer uma dieta saudável para o seu companheiro, garantindo uma boa alimentação para ter saúde no seu crescimento e afastar o risco de doenças.

 

Neste tópico, todo veterinário irá explicar que uma boa dieta deve incluir alimentos que sejam ricos em proteínas de boa qualidade. Elas podem ser encontradas tanto em ração super premium quanto em alimentos naturais que as pessoas têm em casa. Mas afinal, qual é o papel que as proteínas desempenham no organismo dos animais? Entenda no texto abaixo. 

Por que as proteínas são importantes?

As proteínas são ingredientes fundamentais para os animais, estando presentes em todas as células do organismo. Elas também são responsáveis por realizar diversas funções essenciais, como transportar determinadas moléculas, constituir hormônios que regulam diversos sistemas do organismo e renovar a constituição das estruturas dos órgãos internos como pele, ossos e músculos.

 

Por isso, ela não pode ficar de fora da dieta. Nas rações industrializadas presentes no mercado, ela está presente, mas a sua qualidade e tipo irão variar de acordo com a ração que pode ser do tipo econômico, standard, premium e super premium. Com isso, ao escolher a ração para o seu pet, é melhor verificar a qualidade da proteína do que apenas a quantidade expressa que há na ração.

 

Afinal, uma alimentação que tenha uma proteína de alto valor biológico irá proporcionar um melhor aproveitamento nos organismos de cães e gatos. Quanto melhor for a proteína escolhida, maior será a absorção dela pelo corpo e como consequência, menor será o volume de fezes.

 

A necessidade do consumo de proteínas irá variar de acordo com a fase da vida do animal, já que cada uma delas conta com exigências nutricionais diferentes. Por exemplo, os filhotes precisam de uma dieta mais rica em proteínas, já que essa é uma fase da vida de crescimento dos ossos e da massa muscular.

Dicas de alimentos com boas proteínas para cães e gatos

Existe uma boa variedade de alimentos que possuem proteínas de boa qualidade e que podem ser oferecidos aos animais. Entretanto, a melhor indicação continua sendo as rações, que não devem ser substituídas. Elas são feitas para conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do seu pet. Contudo, a dieta do seu companheiro pode ser reforçada com algumas outras opções.

 

No caso dos felinos, existem várias opções ricas em proteínas. Um ótimo exemplo é o peixe, que além de ter proteínas de boa qualidade, também é rico em ômega 3, um nutriente responsável por fortalecer o sistema imunológico e os ossos dos gatos. Esse alimento deve ser oferecido cozido e sem espinhos e ossos, além de que não pode estar temperado nem cru. Consulte com o veterinário quais tipos de peixe podem ser dados para os gatos.

 

Outra carne que pode ser oferecida, em forma de petiscos, é o frango cozido. Oferecido na quantidade certa, sem exageros, o seu alto nível proteico é ótimo para a saúde dos músculos. Ele é um alimento que também é rico em vitaminas do complexo B e tem um baixo nível de gordura. Lembre-se de apenas seguir as orientações do peixe: o frango deve estar cozido, sem tempero e sem ossos.

 

Também há a opção de servir legumes. É o caso da batata-doce, que fornece uma alta quantidade de proteínas e também é um alimento rico em fibras, ajudando a regular o sistema digestivo do animal. Ela ainda se destaca por também ser repleta de minerais como cálcio, potássio e magnésio, além de vitaminas A, C e do complexo B. Assim como os demais, ela deve ser oferecida cozida, sem temperos e de forma moderada.

 

Já para os cães, o tutor tem uma série de alimentos que pode oferecer ao pet. Assim como no caso dos gatos, ele pode comer frango cozido e peixe, mas também há outras opções, que incluem pé de galinha, fígado de boi e moela de frango. Todas essas carnes não devem ser dadas cruas, sendo previamente cozidas, mas sem a adição de tempero. A retirada de ossos e espinhos também é fundamental.

 

Além das carnes, o dono pode recorrer a alternativas com proteínas de qualidade. Elas incluem o ovo, que é rico em vitamina A e B12, além de ser fonte de ferro e selênio. O brócolis também é uma opção viável, rica em ferro, potássio e cálcio. Além da já citada batata-doce, após ser cozida.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp