31/07/2023 às 17h55min - Atualizada em 31/07/2023 às 17h51min

Energia Limpa e Eficiente: Como a Modernização do Setor Elétrico Estimula a Sustentabilidade

Foto: Divulgação


Em março deste ano, a Câmara dos Deputados anunciou a retomada da tramitação do Projeto de Lei 414/2021, trazendo consigo perspectivas de mudanças significativas para o setor elétrico brasileiro. Se implementado de forma adequada e com uma regulamentação eficiente, o PL 414 tem o potencial de impulsionar a sustentabilidade no setor elétrico do país, promovendo a transição para um modelo mais limpo, eficiente e acessível a todos os consumidores.

Abertura do Mercado Livre de Energia: Rumo à Sustentabilidade Energética

Uma das principais mudanças propostas pelo PL 414 é a abertura do mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores do país. Atualmente, apenas os grandes consumidores têm acesso a esse mercado, enquanto os demais estão vinculados ao chamado mercado cativo, atendidos por uma única distribuidora regional. Com a aprovação do PL 414, todos os consumidores terão a liberdade de escolher seus fornecedores de energia, podendo até mesmo fechar contratos bilaterais com outras empresas, além das distribuidoras tradicionais.

Essa abertura do mercado traz inúmeras vantagens para a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. Em primeiro lugar, estimula a concorrência entre os fornecedores de energia, o que naturalmente favorece a busca por fontes mais limpas e renováveis, contribuindo diretamente para a economia de baixo carbono. A adoção em larga escala de energias sustentáveis, como solar e eólica, será fomentada, contribuindo para a redução da pegada de carbono do país e ajudando a combater as mudanças climáticas.

Além disso, a modernização do setor elétrico permitirá avanços na eficiência energética. Com a possibilidade de escolher entre diferentes fornecedores e tecnologias, os consumidores poderão optar por soluções mais eficientes e econômicas, incentivando a otimização do consumo e a redução de desperdícios, impactando positivamente a biodiversidade e o equilíbrio ambiental.

Impacto na Indústria e Competitividade Internacional: Potencial do Hidrogênio Verde

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apoia enfaticamente o PL 414 e acredita que essa modernização impulsionará não apenas a dimensão ambiental, mas também a econômica e social da sustentabilidade. Roberto Pereira, gerente de Energia da CNI, destaca os benefícios que o mercado livre pode trazer para a indústria, como a redução de custos e o aumento da competitividade no mercado global.

O setor industrial pode encontrar um aliado promissor na busca por uma economia de baixo carbono e redução das emissões de gases de efeito estufa, através do hidrogênio verde. Essa forma de energia limpa, produzida através da eletrólise da água, não gera emissões de carbono em sua produção e pode ser utilizada como combustível em diversos setores industriais, reduzindo significativamente a pegada ambiental das empresas.

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) também enxerga a oportunidade de uma energia mais acessível e limpa, o que pode tornar a produção nacional mais competitiva, além de estimular a criação de produtos ambientalmente sustentáveis, em sintonia com as demandas crescentes do mercado internacional.
Esse momento representa uma virada significativa para a sustentabilidade no Brasil. O PL 414 figura entre as 12 pautas prioritárias da Agenda Legislativa da CNI de 2023, refletindo o comprometimento de diversos setores com a causa ambiental e a busca por um futuro mais promissor e consciente.

À medida que avançamos na discussão sobre a modernização do setor elétrico, renovam-se as esperanças para um país mais sustentável, que aproveite plenamente o potencial de suas fontes limpas e seja referência na produção de energia eficiente e ambientalmente responsável, inclusive com a utilização do hidrogênio verde. As possibilidades são grandiosas, e é fundamental que todos os envolvidos, desde o poder público até a sociedade civil e o setor privado, trabalhem em conjunto para fazer dessa visão uma realidade concreta. O caminho para a sustentabilidade está aberto, e é hora de percorrê-lo com determinação e responsabilidade em prol das gerações presentes e futuras.
 



Enviado por Sua Imprensa 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp