10/01/2023 às 11h12min - Atualizada em 11/01/2023 às 20h05min

Aposte nas 18 categorias que impulsionam as vendas no verão

Estudo da Scanntech avaliou o consumo de três cestas de produtos; categorias registram crescimento expressivo durante a temporada de verão quando comparado à média do ano

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vieira de Godois

As férias de verão prometem aquecer o setor de turismo, que está ansioso para retomar os resultados de 2019, após ter amargado os prejuízos de uma longa pandemia. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a expectativa do setor é crescer 53% em 2023. Além de viajar mais, o consumidor também muda outros hábitos na estação mais quente do ano, afinal o calor provoca maior ingestão de bebidas e produtos gelados, como sorvetes e açaí. Estudo realizado pela Scanntech revela 18 categorias que  apresentaram incremento de vendas bem superior à média do ano, nesse período. 

O levantamento avaliou três cestas de produtos muito consumidos no verão de 2021/2022, seja por quem tirou uns dias de folga na praia ou para quem foi para o interior. São elas: proteção e família, refrescar e bebidas. 

 

Na cesta de produtos de proteção e família, os limpadores de piscina cresceram 206% no verão. Crescimento significativo também é observado nos acessórios de camping (81,8%) e em repelentes (62,9%). Os bronzeadores e protetores também tiveram destaque com alta de 61,4% no consumo. Ainda nesta cesta, a venda de cadernos dobra no período, por conta da volta às aulas. 

Já na cesta dos itens para refrescar chama a atenção o crescimento das vendas do geladinho, que subiram 93,6% no verão passado. O gelo (42,1%) e o sorvete de massa (41,1%) tiveram aumento parecido no consumo. 

A cesta de bebidas, cujas vendas representam 81% do total das categorias analisadas, apresenta, em média, vendas quase 20% acima na estação em relação à média das demais semanas do ano, trazendo, portanto, importante contribuição ao faturamento. No caso do gim, o crescimento foi de 34,5%, uma febre que parece que veio para ficar. A vodka (16%) e o saquê (15,8%) tiveram aumento semelhante e a cerveja, categoria mais importante da cesta de bebidas alcoólicas, cresceu 11,3% no verão passado. Vale ressaltar que o levantamento avalia o consumo dos itens listados no período de 21 de dezembro de 2021 a 20 de março de 2022 em comparação com a média do ano de 2022.  



No gráfico é possível perceber que o começo e o final de janeiro - que abrangem o período entre o Natal o Réveillon e o final das férias escolares - são momentos muito fortes para o consumo dos produtos de proteção e família, enquanto no período do Carnaval a alta é geral para todas as cestas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp