09/01/2023 às 13h24min - Atualizada em 10/01/2023 às 00h07min

"O Antipássaro", solo estrelado por Nilton Bicudo, abre o Festival de Monólogos do Teatro Paiol Cultural

A peça que estreia em curtíssima temporada, traz a história da poetisa Orides Fontela

SALA DA NOTÍCIA Cinthia Lima
Rodrigo Chueri
O monólogo “O Antipássaro” dirigido e roteirizado por Elias Andreato e estrelado pelo ator Nilton Bicudo, abre o Festival de Monólogos, que estreia nesta sexta-feira (13), em curtíssima temporada, no Teatro Paiol Cultural, em São Paulo. O pianista Jonathan Harold acompanha o ator interpretando as canções ao vivo. O espetáculo traz a história de Orides Fontela, poetisa brasileira, nascida em São João da Boa Vista, interior do Estado de São Paulo, e falecida em 12 de outubro de 1998, aos 58 anos.

Filha de pai operário e analfabeto, começou a escrever aos sete anos e lançou cinco livros de poesia ao longo da vida. Ganhadora do Prêmio Jabuti, estudou filosofia na Universidade de São Paulo (USP), foi professora primária, mas detestava lecionar. Teve poucos amigos, pois era uma pessoa "de difícil convivência". Morou também na Cesário Mota ao lado do Minhocão, região central da capital paulista, e teve a luz cortada diversas vezes por falta de pagamento. Foi ajudada por intelectuais que sempre a declararam uma das maiores poetas brasileiras.

“Quando eu era jovem vi uma entrevista dela no programa Fantástico e, desde então, ela não saiu da minha cabeça. A entrevista a mostrava em seu ninho, um apartamento pequeno no barulhento Minhocão do Centro de São Paulo. Morar perto de avenidas não é tão ruim quanto se pensa. É só fechar a janela”, disse Bicudo.

A poetisa era o estereótipo de poeta, a síntese ou personificação do ser poeta: pobre, essencial, direta, marginalizada, solitária, descarnada, demasiadamente humana, e despedaçada. “Aos burgueses fica bem escrever sobre pobres, mas quem é pobre quer fugir até do tema, e quanto mais depressa, melhor”, comentou. 

“Anos mais tarde, vi outra entrevista, desta vez no Programa do Jô. Novamente a magia do encantamento. Fui atrás de sua obra e seu abismo me atraiu. Seduziu meus mundos. Poemas devem ser experienciados; eu levava a sua poesia completa para todos os lugares, principalmente para as mesas de bar. Essa vontade de falar seus poemas no teatro sempre permaneceu pulsando. Mostrar esse sentimento do mundo que ela, fã de Drummond, genialmente teceu. Sua teia. De aranha mesmo, como ela dizia”, explicou o ator.

O roteiro de “O Antipássaro” nasceu durante a quarentena, foi feito de poemas da maior poetisa brasileira, de trechos de entrevistas e textos impressionistas de Nilton Bicudo. “O sabor mortal de sua palavra onde nada é além de si mesmo”, complementa.
SERVIÇO
Monólogo “O Antipássaro”
Onde: Teatro Paiol Cultural
Endereço: Rua Amaral Gurgel, 164, Vila Buarque, Centro – São Paulo
Quando: 13, 14 e 15 de janeiro de 2023
Horário: sexta, sábado e domingo às 20h30
Quanto: R$ 70 (inteira) R$ 35 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Informações: (11) 2364-5671 ou [email protected]
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/79527/d/175366/s/1185603
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp