08/03/2022 às 18h16min - Atualizada em 08/03/2022 às 23h02min

‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo’ propõe reflexão sobre o recurso renovável para crianças de Pirapora e João Pinheiro

Sessões gratuitas do projeto ‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo’, que está em sua terceira edição, acontecem entre os dias 07 e 11 de março em seis escolas

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
Pelo terceiro ano, “Se eu Pudesse Mudar o Mundo” propõe ao público infantojuvenil reflexões importantes e contundentes acerca do meio ambiente, da higiene, da educação no trânsito e dos direitos universais das crianças. No mês de março, utilizando o teatro como ferramenta, o projeto vai dialogar sobre a importância da água como recurso natural – hoje já tida como esgotável.

Em solo mineiro, o projeto visita duas cidades: Pirapora e João Pinheiro. Na segunda-feira (07) acontecem duas sessões na Escola Estadual Santo Antônio – às 09h e 13h30; logo depois, às 16h, a peça será apresentada na Escola Estadual Fernão Dias. Na quarta, dia 09, a Escola Estadual Deputado Quintino Vargas recebe as duas últimas sessões na cidade – às 08h e às 10h.

Seguindo para João Pinheiro, a primeira parada é a Escola Municipal Israel Pinheiro ainda na quarta-feira, onde a peça será apresentada às 16h. No dia seguinte, a Escola Municipal Jovino Silveira vira palco às 10h e 14h. A circulação se encerra na sexta-feira (11) com sessão dupla na Escola Estadual José Romero da Silveira – às 10h e 14h. Além do espetáculo, o público também receberá, gratuitamente, um passatempo divertido para expandir a experiência educativa e cultural.

Na oportunidade, o público vai acompanhar a peça “Na Trilha das Águas. Quando uma tribo percebe algo errado com o rio de onde captam água para uso pessoal, seus animais e plantações, convocam o pequeno – mas corajoso! – guerreiro Cauê para seguir a trilha das águas. Junto à sua fiel companheira Onça Pintada, ele parte em busca de respostas para descobrir a origem e como resolver o problema. Lúdica e divertida, a peça reforça a necessidade do convívio harmônico entre homem e natureza.

“A ideia do projeto não é oferecer soluções, mas instigar crianças e adolescentes a de fato pensarem sobre o que pode ser feito quando ninguém vê ou ninguém faz. Isso atrelado ao fazer artístico, a atuação lúdica e a democratização do acesso à cultura possibilitam uma discussão rica e engrandecedora, que pode (e deve) impactar positivamente no processo de formação e na subjetividade de cada pessoa que chega até a peça”, comenta Ewerton Silvino, supervisor de eventos da 3S – proponente do projeto.

Incentivadora da ação, a MINASLIGAS realiza – desde sua fundação – iniciativas e práticas de responsabilidade social, patrocinando e apoiando programas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e cidadania. “Se eu Pudesse Mudar o Mundo” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da 3S.


SERVIÇO: ‘Se eu Pudesse Mudar o Mundo’

Pirapora (MG)

Escola Estadual Santo Antônio
Sessão 1: Segunda-feira, 07 de março de 2022, às 09h
Sessão 2: Segunda-feira, 07 de março de 2022, às 13h30
Local: R. Paracatu, 302, Santo Antônio – Pirapora (MG)

Escola Estadual Fernão Dias
Sessão 1: Segunda-feira, 07 de março de 2022, às 16h
Local: Av. Cmte. Santiago Dantas, 01, Centro – Pirapora (MG)

Escola Estadual Deputado Quintino Vargas
Sessão 1: Quarta-feira, 09 de março de 2022, às 08h
Sessão 2: Quarta -feira, 09 de março de 2022, às 10h
Local: Av. João Cota Sobrinho, 764, Industrial – Pirapora (MG)

João Pinheiro (MG)

Escola Municipal Israel Pinheiro
Sessão 1: Quarta-feira, 09 de março de 2022, às 16h
Local: R. Vicente Antônio de Souza, s/nº, Mangabeiras – João Pinheiro (MG)

EM Jovino Silveira
Sessão 1: Quinta-feira, 10 de março de 2022, às 10h
Sessão 2: Quinta-feira, 10 de março de 2022, às 14h
Local: Av. José Basílio da Silva, 306, Cana Brava – João Pinheiro (MG)

Escola Estadual José Romero da Silveira
Sessão 1: Sexta-feira, 11 de março de 2022, às 10h
Sessão 2: Sexta-feira, 11 de março de 2022, às 14h
Local: Rua Izidório Nicolau de Araújo, 611, Santa Cruz I – João Pinheiro (MG)

Evento Gratuito
Classificação Livre
Aberto ao Público

--

Sobre a Minasligas: A Minasligas tem quatro décadas de atuação, produzindo Ferro Silício, Silício Metálico e Microsílica, atendendo às demandas dos mercados nacional e internacional. O sucesso da Minasligas é resultado da combinação de importantes fatores: o empreendedorismo e conhecimento de gestão de negócios dos seus fundadores e sucessores, a qualidade técnica das suas equipes, o profissionalismo e a paixão dos empregados pelo que fazem. Toda essa liga mantém a essência e os valores da empresa para atender cada dia melhor seus clientes.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam todos os anos em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp