01/07/2024 às 19h15min - Atualizada em 02/07/2024 às 02h00min

Estação de Santos Dumont é restaurada e deve se tornar novo polo criativo, turístico e de inovação da cidade

JULIANA FERNANDES SENIOR ACCOUNT EXECUTIVE M: (11) 97077 - 6233 WWW.BCW
MRS
MRS
A Estação Ferroviária de Santos Dumont foi restaurada e deve se tornar um complexo turístico, de economia criativa e de inovação da região. Com investimentos de R$ 680 mil, a restauração foi patrocinada pela MRS em conjunto com a Prefeitura e executada pela Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-MG). A reinauguração aconteceu durante evento nesta segunda-feira, dia 1º, e contou com a presença do prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo, além de outras autoridades.

Com a revitalização, a estação ferroviária se torna um polo para impulsionar atividades culturais, a economia local, por meio do turismo, e o desenvolvimento regional de maneira sustentável. A abertura ao público está prevista para o mês de julho, logo após a celebração.

Datada de 1877, a estação faz parte da história e do desenvolvimento econômico da região e do Brasil, por seu papel fundamental em reduzir o tempo de viagem entre o litoral e as minas de ouro e diamantes das Minas Gerais. Seu espaço foi, até então, utilizado como Museu Ferroviário, Arquivo Público Municipal e Centro Cultural Paulo de Paula.

A preocupação da MRS com a preservação do patrimônio histórico ferroviário reforça seu compromisso com a história e com a identidade local, o que proporciona fomento à cultura por meio de iniciativas e eventos culturais, enriquecendo a vida comunitária e o senso de pertencimento dos moradores.

“A estação de Santos Dumont não apenas serve como um centro histórico, mas como um catalisador para o desenvolvimento econômico e social, promovendo uma conexão mais forte entre as pessoas e suas histórias, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento sustentável da região”, pontua o diretor de Relações Institucionais MRS, Gustavo Bambini.

Estação de Simão Pereira

Ainda no mês de junho, a MRS também participou da restauração da Estação de Simão Pereira, em Minas Gerais. A reforma e requalificação foi proposta pelo Instituto Serra Verde de Santos Dumont, executada pela MCR Construções e Restaurações e patrocinado pela MRS logística.

O projeto está em fase de aquisição de equipamentos de som, luz e mobiliário e aguarda o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os eventos e atividades que estão sendo propostos para o espaço devem proporcionar oportunidades de geração de renda para artistas e agentes culturais. Culturalmente, o maior retorno será permitir o acesso da comunidade do entorno a atividades culturais o que poderá contribuir com seu desenvolvimento pessoal e sua autoestima.

Vale lembrar que a estação foi inaugurada em 1875 com o objetivo de despachar mercadorias para outros estados, principalmente Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e recebia passageiros, já que a ferrovia era o único meio de transporte na época. Desde que foram encerradas as atividades do trem de passageiros, a estação ficou desativada e em desuso, o que levou à deterioração do equipamento.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA FERNANDES DO NASCIMENTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp