28/06/2024 às 11h49min - Atualizada em 28/06/2024 às 20h06min

NTT DATA fornece suporte aos colaboradores LGBTI+ em várias dimensões

Ações fazem parte de política de benefícios oferecida à colaboradores LGBTI+

MATHEUS DUARTE
Reprodução

São Paulo, junho de 2024 – Atenta à importância de promover ações de diversidade para engajar colaboradores e clientes e criar um ambiente de trabalho marcado pelo respeito e inclusão, a NTT DATA, uma das maiores consultorias de TI e Negócios do mundo, está oficializando, em seu pacote de benefícios, Flex4You, a opção de reembolso de terapia hormonal aos profissionais trans, além de garantir todo apoio psicológico, jurídico e burocrático para a realização do processo legal de transição através do Programa de Auxílio ao Empregado.

 

De acordo com Maurício Martins, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da NTT DATA Brasil, o plano de saúde da empresa tem cobertura da cirurgia de redesignação de sexo, conforme determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além do suporte emocional e psicológico específico para o público LGBTI+ pelo programa acima citado. “Estamos deixando claro a cobertura da cirurgia e a terapia hormonal para pessoas trans, numa forma de apoiar nossas pessoas num momento tão delicado e importante da vida deste público.”, diz Martins.

 

Segundo Martins, a ação reforça a postura de valorização da diversidade na empresa. “O respeito e promoção da inclusão fazem parte do nosso DNA, no Brasil e no mundo. Nesse sentido, faz parte de nossa responsabilidade ética e social garantir que essas pessoas se sintam acolhidas e respeitadas.” Segundo ele, ao oficializar o custeio da cirurgia e da terapia hormonal, a NTT DATA dá transparência a um benefício, que deve ser garantido por todos os planos de saúde, além do sistema público de saúde, e suporta o profissional em todo processo.

 

A programadora Ísis Ortiz, de 48 anos, fez a cirurgia de redesignação do sexo no dia 4 de março de 2021, graças ao plano de saúde concedido pela NTT DATA. Ísis conta que esperou, em vão, por sete anos por uma cirurgia na rede pública. “Eu fiz todos os testes e exames pedidos. Mas sempre tinha de 150 a 200 pessoas na minha frente. Parecia que a fila andava para todo mundo, menos para mim”, conta.

 

Ao entrar na NTT DATA, soube que a cirurgia poderia ser feita pelo plano de saúde. Em menos de um ano ela fazia a cirurgia, em São José do Rio Preto. “Recebi todo respaldo da empresa e do plano de saúde. Se não fosse pela NTT DATA, estaria na fila até hoje”, afirma a programadora, que elogia o ambiente de trabalho. “Estou na empresa há três anos e nunca sofri nenhum tipo de discriminação nem interna nem com os clientes. Pela primeira vez, me sinto aceita e respeitada.”

 

Hoje, Ísis vive em Igaraçu do Tietê (cidade próxima a Bauru e a 267 quilômetros de São Paulo) com a mulher e os cinco filhos. Ela fala sobre a importância da cirurgia em sua saúde mental: “Ser uma mulher trans é algo muito além de vestir-se como uma mulher. É uma

questão de identidade. Minha qualidade de vida aumentou demais”, conta. “Fazer a cirurgia me fez me sentir muito melhor comigo mesma. E, também, porque tira um peso na sociedade porque facilita a aceitação.” Ela cita como exemplo algo banal, como ir a um banheiro público. “Antes da cirurgia, ir a um banheiro masculino é expor-se a agressões de homens. E num banheiro feminino muitas mulheres não me deixavam entrar. Agora tenho um respaldo maior.”

 

 

Ações afirmativas

Segundo pesquisa realizada em 2024, 10,6% dos profissionais da NTT DATA são autodeclaradas LGBTI+, incluindo 10 pessoas trans e 18 não binários. A pesquisa apontou que 91% deles concordam total (67%) ou parcialmente (24%) que a empresa oferece oportunidades de crescimento profissional independente de questões de orientação sexual. Os 9% restantes discordam parcialmente. “Como uma empresa de consultoria, nosso maior ativo são as pessoas. Por isso, criar um ambiente favorável para o desenvolvimento delas é fundamental para atendermos bem os nossos clientes”, diz Martins. “Além disso, diversas pesquisas mostram que diversidade é fundamental para a inovação.”

 

Através do treinamento de Diversidade, Equidade e Inclusão que qualquer funcionário deve cursar nas primeiras 2 semanas de contratação, assim como outros treinamentos obrigatórios da NTT DATA, existe um formulário de autodeclaração, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, que todos os funcionários informam, de forma voluntária e não obrigatória, seus dados relacionados a raça, cor da pele, orientação sexual, dados pessoas com deficiências

 

Para criar um ambiente de trabalho inclusivo, a NTT DATA realiza diversas ações internas de conscientização. Entre elas, reuniões mensais com o grupo de afinidades LGBTI+ que se reúne mensalmente para discutir a temática. É uma ocasião para letramento e discussão de ações internas. Como resultado das ações, em março de 2023 a empresa foi eleita pelo ranking Great Place to Work (GPTW) como a 16ª melhor companhia para se trabalhar no Brasil para pessoas LGBTI+.

 

Externamente, a NTT DATA promove ações de inclusão que apoiam a diversidade da comunidade LGBTI+. Em 2024, a empresa foi uma das signatárias do Manifesto de Presidentes pela Erradicação da LGBTI+fobia, na qual o CEO, Ricardo Neves, reafirmou o compromisso com a equidade e respeito no ambiente de trabalho. Também foi patrocinadora e participante da segunda edição do TransInTech, evento para inclusão de pessoas trans no mercado de tecnologia. A empresa também fez uma ação social em prol da EternamenteSOU – Espaço de convivência para idosos LGBTI+, doando cestas básicas.

 

Em junho, Mês do Orgulho, a NTT DATA está realizando diversas ações de afirmação no Mês do Orgulho – entre elas, participação oficial na 28ª parada LGBTI+, pílulas de letramento LGBTI+, lançamento da primeira mentoria profissional exclusiva para colaboradores da comunidade LGBTI+ e a presença ao vivo da pesquisadora Rita Von Hunty palestrando sobre como destruir estereótipos no ambiente de trabalho, com transmissão ao vivo para toda a empresa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS DUARTE DE SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp