27/06/2024 às 13h08min - Atualizada em 28/06/2024 às 20h03min

Telefónica Colômbia é destaque com monitoramento eficaz nos negócios

Empresa fechou o primeiro trimestre de 2024 com uma base de clientes de 24,4 milhões em todo o país

ISABELA NUNES | ENGAJE! COMUNICAçãO
(Foto: Reprodução/Freepik)

São Paulo, junho de 2024 — As telecomunicações enfrentam desafios constantes na gestão eficiente de suas complexas infraestruturas e a operadora de telecomunicações Telefónica, um dos maiores players na economia digital da Colômbia, alcançou uma melhoria notável na eficiência operacional e na qualidade do serviço através da implementação de uma solução de monitoramento de rede de código aberto (Open Source) em parceria estratégica com a Imagunet, empresa Colombiana, parceira de negócios da Zabbix. Este avanço foi apresentado na Zabbix Conference LatAm em São Paulo, destacando como o Zabbix transformou a gestão da sua infraestrutura de telecomunicações.

Desafio inicial e escolha do parceiro

A Telefónica Colômbia enfrentava desafios relacionados aos custos e ao licenciamento de ferramentas de monitoramento. "Nós precisávamos de um fornecedor que oferecesse ferramentas robustas e que proporcionassem um monitoramento eficiente sem complicações excessivas". disse Jairo Díaz, Product Owner AiOps TI, Telefónica Colômbia. Após uma avaliação detalhada das opções disponíveis no mercado, a empresa identificou a Imagunet e sua expertise com o Zabbix como a solução ideal para seus requisitos técnicos.

O processo de implementação começou com um APO (Avaliação de Prova de Conceito) que permitiu à Telefónica Colômbia verificar a eficácia do Zabbix. "Começamos em 2019 a fazer um APO para identificar como a nova ferramenta poderia beneficiar a empresa. Todos ficaram extremamente satisfeitos com os resultados, que atenderam plenamente as necessidades de monitoramento da telefonica," comentou Carlos Ortega, Director de Ingenieria, Imagunet, Colômbia.

Desde a adoção do Zabbix, a Telefónica Colômbia observou três impactos principais:

  1. Redução de Custos e Licenciamentos: A solução permitiu uma redução significativa nos custos associados ao licenciamento de ferramentas de monitoramento, proporcionando uma opção economicamente viável e eficiente.
  2. Estabilidade e Confiabilidade: A implementação do Zabbix trouxe uma solução de monitoramento estável e confiável, com suporte contínuo e a capacidade de escalar conforme necessário.
  3. Evolução e Automação: Além do monitoramento, a plataforma abriu caminho para novas oportunidades, como automação de processos e a introdução de inteligência artificial e machine learning, permitindo à Telefónica Colômbia explorar casos de uso adicionais.

A utilização da ferramenta atendeu às necessidades imediatas de monitoramento da Telefónica Colômbia, mas também abriu novas possibilidades para o futuro. "Utilizamos o Zabbix para explorar temas de automação e autoremidação e estamos empolgados com as possibilidades de implementação de inteligência artificial," acrescentou Jairo Díaz.

A experiência da empresa com a Imagunet e a implementação do Zabbix destaca a importância crítica do monitoramento eficaz nos negócios. "A eficiência operacional e a capacidade de resposta rápida às mudanças são vitais para a sobrevivência das empresas no mercado e possuir uma ferramenta robusta e escalável como o Zabbix é um diferencial significativo", destaca Díaz. O monitoramento não apenas garante a estabilidade e a confiabilidade das operações diárias, mas também abre novas possibilidades para automação, inteligência artificial, inovação contínua e crescimento sustentável.

Sobre a Telefónica Colombia

A Telefónica é um dos maiores impulsionadores da economia digital no país, com receitas de 7,12 bilhões de pesos em 2023.

A atividade da empresa, que opera sob a marca comercial Movistar, está fundamentalmente focada nos negócios de telefonia móvel e conectividade, serviços de banda larga, fibra óptica até a residência, televisão por assinatura, telefonia fixa e uma gama completa de soluções digitais para pequenas, médias e grandes empresas e corporações.

A Telefónica está presente em 70 cidades e municípios do país com fibra óptica, 240 com banda larga fixa e mais de 1.120 com telefonia móvel 4G LTE.

A Telefónica fechou o primeiro trimestre de 2024 com uma base de clientes de 24,4 milhões em todo o país: 20,7 milhões de linhas móveis, 1,5 milhão de clientes de banda larga - 1,3 milhão com fibra -, 841 mil de TV por assinatura (758 mil com IPTV) e 1,4 milhão de linhas fixas em serviço.

Sobre Imagunet

A Imagunet é uma empresa apaixonada por software open source, o que lhes permite oferecer soluções confiáveis, robustas, escaláveis e econômicas, construídas pelos melhores parceiros da indústria. Isso proporciona aos seus clientes a tranquilidade de avançar em suas ideias, projetos e estratégias sem limitações, de maneira segura e com o respaldo de uma equipe profissional adaptável, capacitada e certificada em cada uma das ferramentas que implementam.

Sobre a Zabbix

A Zabbix é a empresa responsável por desenvolver o software Zabbix, uma plataforma 100% open source de coleta, análise e monitoramento de dados em tempo real, que apoia empresas de diferentes setores e tamanhos, expandindo-se além da infraestrutura de tecnologia. Em atividade desde 2005, a sede da companhia está localizada na Letônia, com escritórios nos Estados Unidos, Japão e América Latina, com escritório localizado em Porto Alegre, e incluindo um distribuidor na China.

Com atuação global, conta com clientes como instituições governamentais e algumas das maiores empresas mundiais de telecomunicações, finanças, educação, varejo e saúde.

Entre os serviços disponibilizados, estão consultoria, subscrição 24 horas por dia, 7 dias por semana, e treinamento profissional multinível. Na América Latina, a companhia possui escritório desde setembro de 2020, atendendo a todos os países da região. Saiba mais em: www.zabbix.com.br


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ISABELA NUNES DE ALMEIDA
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