24/06/2024 às 15h55min - Atualizada em 24/06/2024 às 18h03min

Aprenda a se prevenir dos golpes on-line

Executivos dão dicas simples, de pesquisa de confiabilidade à leitura atenta, para compradores brasileiros

Mylena Quintao
Freepik

Uma projeção para 2024 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico apontou que o consumidor brasileiro está mais inclinado a adquirir produtos e serviços em marketplaces e, assim, como o número de compras vem crescendo, o de golpes virtuais também. De acordo com o estudo contratado pela AllowMe, iCarros, Itaú, OLX, Único, Who e Zoop, de janeiro a setembro de 2023 mais de 80 mil vítimas de fraudes foram registradas.

Os lojistas estão cientes das ameaças e, embora tomem medidas de precaução constantes, é necessário educar os consumidores acerca dos perigos da internet para uma experiência mais agradável na data, segundo Frederico Vargas Neto, Head de Tecnologia na Pampili.

"Em um ambiente cada vez mais digital e dinâmico, é fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos e desafios que enfrentam durante o Dia do Consumidor. Nossa missão na Pampili é não apenas oferecer produtos de qualidade, mas também garantir a segurança e a tranquilidade dos nossos clientes enquanto fazem suas compras online. Por isso, recomendamos que todos adotem medidas de proteção, como verificar a confiabilidade das lojas, prestar atenção aos detalhes dos sites e utilizar tecnologias de segurança digital. Com essas precauções, os consumidores podem desfrutar das vantagens do Dia do Consumidor sem preocupações.", coloca.

A seguir, algumas dicas para não cair em fraudes nas compras online:
 

Cheque a confiabilidade do site

É muito importante estar atento aos sites fakes, que aumentam nesse período. O Chief Technology Officer (CTO) da Social Digital Commerce, Alexandre Assis, elencou alguns pontos importantes que o consumidor deve levar em consideração ao realizar compras online na data. “O primeiro fator que os usuários devem verificar é a denominação da URL com o item de segurança HTTPS, em que o SSL (Secure Sockets Layer) está presente. Na internet, ele é representado pelo símbolo de um cadeado ao lado da sigla. É necessário checar também se não há erros de digitação e se o site é responsivo (não apresenta falhas em seus conteúdos). O segundo ponto é localizar o selo de certificação de segurança geralmente disposto no rodapé dos sites. O terceiro fator, que para muitos pode parecer ruim, mas demonstra a credibilidade da empresa, é conferir a ‘Política de Privacidade’, em que são descritos como os dados são protegidos e utilizados pela página”, ressalta Assis. Também é possível utilizar o site ‘www.siteconfiavel.com.br’ para verificar as métricas e a veracidade do site em que você deseja comprar.

Cuidado com as compras no PIX e Cartão de Crédito

No primeiro trimestre de 2023 foram registradas cerca de 365 milhões de tentativas de golpes no Brasil, com mais de 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto no mesmo período, segundo cruzamento dos resultados de pesquisa da empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF e dados do Banco Central. Por isso, Joyce Pereira, executiva de Customer Experience, reforça a importância de os consumidores de serviços financeiros estarem alertas para prevenir situações envolvendo o Pix e Cartão de Crédito, além de estarem conscientes de seus direitos caso sejam vítimas de golpes.

“O consumidor vítima de golpe tem o direito de procurar a instituição financeira que possui relacionamento para notificar e buscar soluções sobre o ocorrido. O processo é conduzido sempre com o intuito de mediar a relação de consumo, além de informar os clientes sobre possíveis riscos e também os seus direitos”, afirma a executiva.

Sempre leia o contrato antes de assinar

Uma prática comum, porém, perigosa, é a assinatura de contratos de compra de produtos e serviços sem a leitura prévia. Rafael Figueiredo, especialista em contratos virtuais, bacharel em direito e CEO da D4Sign, alerta que o consumidor pode estar concordando com termos que, no futuro, podem o prejudicar. É recomendável consultar-se com um advogado para tirar dúvidas antes da assinatura. Entretanto, existem no mercado ferramentas que auxiliam a leitura, já que alguns contratos podem ter dezenas de páginas, além de uma linguagem dificultadora.

“Na D4Sign temos ferramentas de AI que otimizam a leitura em até 80%, colocando as principais cláusulas em tópicos e disponibilizando um chatbot para tirar dúvidas. Os contratos são uma garantia para o vendedor e para o comprador, por isso ambas as partes devem estar em acordo com os termos. Se tiver alguma cláusula que necessite de esclarecimentos ou discorde, é importante verbalizar antes da assinatura”, finaliza.

Adicione barreiras de segurança

Gabriel Scherer, sócio da QI Tech – empresa de tecnologia e infraestrutura para serviços financeiros – e especialista em tecnologia antifraude, lista algumas configurações de segurança, bem como hábitos, para adotar e evitar fraudes e golpes:

  1. Use Biometria e autenticação de dois fatores no seu celular e outros dispositivos, como leituras faciais ou senhas de uso único. E lembre-se de não disponibilizar nenhum código que receber via SMS ou Whatsapp para ninguém, nunca!
  2.  Evite utilização de wi-fi público.
  3. Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências. Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix. A prática de confirmar a criação da chave também não existe. 
  4. Nunca compartilhe código de verificação que você receber via Whatsapp, SMS este código pode dar acesso a um fraudador para tomar sua conta. Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
  5. Sempre que for realizar uma transferência via Pix, verifique os dados do recebedor após digitar a chave no aplicativo do Banco. Caso não apareça o nome da pessoa ou empresa para a qual você deseja transferir, pode ser um golpe.
  6. Utilize os recursos de segurança do seu banco. As instituições financeiras estão constantemente estudando e aprendendo sobre as últimas tendências de fraude, e eles têm interesse legítimo em manter seus consumidores protegidos. Utilize os recursos de segurança do seu banco, como por exemplo os limites de Pix, que restringem transações de alto valor em horários incomuns, e também os recursos de bloqueios de transações fora dos seus locais seguros.
  7. Proteja suas informações, esteja atento a mensagens de texto, e-mails ou websites projetados para induzi-lo a fornecer dados pessoais. Se você receber uma mensagem suspeita afirmando ser de seu banco, não responda. Em vez disso, relate suas suspeitas nos canais oficiais. Se receber a mensagem do banco via SMS, questione via email, se receber por chamada, utilize outro canal para questionar. Lembre-se que os bancos nunca pedem dados ou códigos via ligação ou mensagens.
  8. Combine com sua família e amigos, que em caso de pedidos de dinheiro ou vendas, que a pessoa faça chamada de voz ou vídeo para garantir que o pedido é realmente seu.

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MYLENA VITORIA QUINTAO
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