21/06/2024 às 17h01min - Atualizada em 23/06/2024 às 02h03min

Remuneração do Jornalismo pelas Plataformas Digitais é tema de seminário promovido pelo CGI.br

Evento gratuito e aberto ao público será realizado nesta terça-feira (25), em Brasília (DF), com transmissão online

MILENA OLIVEIRA
Weber Shandwick
Divulgação/CGI.br

 A Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizará nesta terça-feira (25/6), a partir das 14h30, em Brasília (DF), o Seminário Remuneração do Jornalismo pelas Plataformas Digitais. Na ocasião, haverá o lançamento da publicação que dá nome ao evento, além de duas mesas multissetoriais de debate com o objetivo de divulgar o relatório para parlamentares e agentes públicos no executivo e legislativo; reunir interessados e tomadores de decisão dos setores público e privado; explorar possibilidades de construção de legislação e de consensos sobre regulação e definir princípios e orientações para a elaboração de políticas públicas.

Desde 2021, o debate no Brasil sobre a remuneração do jornalismo pelas plataformas digitais tem sido abordado a partir de duas alternativas principais: a determinação em lei da obrigação das plataformas digitais de negociar com empresas do jornalismo e a aprovação de um fundo setorial público financiado por plataformas digitais.
 

“A demanda por uma dita remuneração justa por parte das plataformas digitais em favor de jornalistas ou empresas jornalísticas não é nova. É uma tensão que tem se aprofundado desde a proeminência das grandes plataformas informacionais e da ascensão da comunicação mediada pelas redes sociais digitais”, pontua Rafael Evangelista, coordenador da publicação e conselheiro do CGI.br à frente da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais. 
 

Para discutir o tema, o Seminário receberá, além do conselheiro Rafael Evangelista (CGI.br), nomes como Marisa von Bullöw (UnB); Veridiana Alimonti (EFF); Maia Gonçalves Fortes (AJOR); Cristiano Flores (ABERT); Bia Barbosa (Repórteres sem fronteiras); Samira de Castro (FENAJ); Marcelo Bechara (Grupo Globo) e Marina Pita (Secom). 
 

O evento será presencial, aberto ao público e com transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube
 

As vagas para participação presencial são limitadas.

 

Anote na agenda

Quando: 25 de junho de 2024
Onde: Windsor Plaza Brasília - SHS Qd 05 BI. H - CEP 70322-912
Horário: 14h30 às 18h
Transmissão online: Link
Evento gratuito e aberto ao público (vagas limitadas)

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet. Mais informações em Link.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA OLIVEIRA CRUZ
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp