18/06/2024 às 17h52min - Atualizada em 18/06/2024 às 18h07min

Masterboi contribui para assistência do povo indígena Suruí-aikewara

Iniciativa vai contribuir para assistência nutricional de indígenas em situação de fragilidade

CELSO CALHEIROS
Celso Calheiros

A Masterboi apoia o projeto Reviver, programa que presta assistência ao povo indígena Suruí-aikewara, no sudeste do estado do Pará, Amazônia Oriental. A empresa faz doação mensal de 100 quilos de carne bovina, em cortes apontados pela equipe nutricional do projeto. Os nutricionistas vão levar em conta os cortes mais adequados para fins terapêuticos. O Reviver serve sopas para idosos, gestantes e mais pessoas com deficiência nutricional na aldeia Sororó. 

A gerente de ESG e Compliance da Masterboi, Sandra Catchope, esteve no território e visitou a aldeia. “Vamos seguir as recomendações dos profissionais de nutrição, que acompanham o projeto. A receita foi desenvolvida por eles e tem a proteína como base do sopão”, disse Sandra Catchope. 

A iniciativa de servir esta sopa na Aldeia Aikewara teve início em 2020, parte do esforço de enfrentamento da pandemia de covid-19. As mulheres da aldeia tiveram a iniciativa de preparar o alimento para idosos e crianças debilitados pelo vírus.

A ação atraiu o Reviver que, com a Fundação Casa da Cultura e o Ministério Público do Pará, passaram a garantir a oferta diária de seis refeições para todos os indígenas que estavam debilitados pela covid. Em quatro semanas, a cozinha da aldeia conseguiu recuperar os que estavam em estado crítico. Apesar da contaminação pelo vírus, não houve mortes entre aqueles que foram alcançados pela campanha.

Superada a fase crítica da pandemia, o Projeto Reviver continuou atendendo os indígenas que adoeciam, de uma maneira geral. O sopão é elaborado com ingredientes das roças, como abóbora, batata doce, inhame, feijão, couve, macaxeira, dentre outros. A receita pedia proteína animal de qualidade e em quantidade suficiente. A Masterboi vai garantir essa parte.

Sobre a Masterboi

O Grupo Masterboi tem 24 anos de fundação e é atualmente uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades: em Nova Olinda, no Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, transportadora e seis lojas. Com a colaboração de mais de 4 mil trabalhadores, exporta para mais de 110 países.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CELSO DA SILVA CALHEIROS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp