24/05/2024 às 10h22min - Atualizada em 25/05/2024 às 00h05min

Os 5 atributos essenciais de um líder de gestão de pessoas

Cada vez mais, o desenvolvimento das pessoas Gestores precisam entender que uma equipe motivada, bem treinada e engajada é fundamental para o sucesso e a perenidade de qualquer organização

DIEGO AMORIM
Divulgação
Ter uma liderança eficaz é elemento-chave para o sucesso de qualquer empresa. Além de um olhar atento sobre a gestão do negócio, bons líderes também precisam ter consciência da importância de cuidar das pessoas do time — trabalho capaz de influenciar diretamente o desempenho, a motivação e a satisfação dos colaboradores, além do ambiente de trabalho.

Mas a tarefa não é das mais simples e requer dedicação. Por isso, para ser eficaz nesta função, a gestão das pessoas, do negócio e da cultura da organização precisa estar acompanhada do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Abaixo, a diretora de Soluções de Gente da consultoria Falconi, Ana Gusmão, lista cinco atributos essenciais de um líder:
  1. Estipular metas alcançáveis
Um líder deve ser capaz de estabelecer objetivos realistas que motivem a equipe a se esforçar e progredir. Além disso, metas alcançáveis orientam atividades em direção aos objetivos organizacionais. Esses propósitos devem ser mensuráveis e relevantes, proporcionando uma estrutura clara para o desempenho da organização e para os progressos individuais e coletivo.
  1. Trazer resultados
Um líder eficaz não apenas define metas, mas também é capaz de capitanear a sua equipe a fim de alcançá-las. Isso envolve fornecer direção, recursos e apoio necessários para que os colaboradores realizem o seu trabalho de maneira eficiente e eficaz. Além disso, é importante que o líder também seja capaz de monitorar o progresso, identificar desafios e ajustar as estratégias conforme for necessário para garantir a conquista dos resultados desejados.
  1. Cuidar do time
Resultados são importantes. Mas um líder não se preocupa apenas com isso. O bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores também devem ser pauta diária, com a criação de um ambiente positivo e inclusivo, valorização de esforços, feedbacks construtivos, empatia, oportunidades de crescimento, equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, respeito e preocupação genuína pelo seu time. Cuidar das pessoas constrói e fortalece relacionamentos.
  1. Saber ouvir
A habilidade de ouvir ativamente é essencial. Isso envolve não apenas escutar o que os membros da equipe têm a dizer, mas também compreender as suas preocupações, ideias e sugestões. Um líder eficaz sabe como criar um ambiente onde todos os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões e contribuir para a tomada de ações.
  1. Fazer o certo de maneira certa
Todo líder precisa ser guiado por princípios éticos e valores sólidos. Isso significa tomar decisões com integridade, transparência e equidade, considerando o impacto não apenas nos resultados da empresa, mas também no bem-estar e na moral da equipe. Assim, um líder deve inspirar confiança, promovendo uma cultura organizacional baseada no respeito mútuo.

Por trás desses cinco atributos está a capacidade de aliar as necessidades do negócio com as necessidades de cada pessoa do time. A verdadeira liderança vai muito além de simplesmente gerenciar tarefas e direcionar equipes. Cada vez mais, o desenvolvimento das pessoas deve ser uma prioridade para os gestores, que precisam entender que uma equipe motivada, bem treinada e engajada é fundamental para o sucesso e a perenidade de qualquer organização.

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DIEGO AGOSTINHO ALVES DE AMORIM
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