23/05/2024 às 16h13min - Atualizada em 23/05/2024 às 20h05min

3 estratégias para reter talentos no setor de restaurantes

*Por Fernando Blower, diretor-executivo da ANR

NB PRESS COMUNICAçãO
Reprodução

Contratar e reter talentos dentro de uma empresa é fundamental para manter um ambiente de trabalho produtivo e garantir o crescimento do negócio. Embora seja hoje um dos principais desafios no ramo de bares e restaurantes, empreendedores que entendem e colocam em prática essa tendência têm mais chances de sucesso no mercado – registram menos passivo e faturam e lucram mais. 

Uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), mostra que, em 2023, apenas 5% dos estabelecimentos que seguiram esse comportamento apresentaram faturamento inferior a 2022, já 83% fecharam com lucros e somente 15% tiveram dívidas. Ainda 40% dos empresários indicaram que mais de 80% do quadro de funcionários é composto atualmente por pessoas muito competentes. 

Apesar disso, 74% dos empreendedores apresentam dificuldade em atrair profissionais e “segurá-los” na empresa. O estudo também aponta que, quando se trata da geração de empregos, o setor fechou 2023 com saldo positivo de 71.670 vagas.  

Já outra pesquisa da ANR, desta vez em parceria com a Future Tank, aponta que a taxa de rotatividade no setor no Brasil foi de 77,6% em 2023, número levemente inferior na comparação com 2022, quando chegou aos 78,1%. Esse indicador, na verdade, revela uma dor do segmento, embora empresas que investiram em atração e retenção de pessoas performaram melhor ao longo do ano passado. 

Fato é que bares e restaurantes proporcionam oportunidades únicas de aprendizado no mercado de trabalho. Mas para construir uma equipe de sucesso não basta acertar apenas no recrutamento de pessoas. É fundamental colocar em prática boas estratégias no cotidiano. 

Reconhecer e desenvolver 

É essencial criar um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os funcionários. O ideal é estabelecer uma cultura que valorize e promova o respeito e o reconhecimento. A comunicação transparente também é fundamental para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar ideias e sugestões. 

Salários e benefícios 

A empresa que tem a fortaleza de contratar e reter funcionários precisa oferecer salários e benefícios justos e alinhados com as expectativas de mercado. É necessário também colocar em ação oportunidades para que cada um possa aprimorar habilidades e avançar na carreira, além de promoções internas. 

Bem-estar 

Criar ações focadas no bem-estar da equipe é ainda uma das principais estratégias para reter talentos. Garantir condições de saúde física e emocional tem impacto direto na retenção e ajuda a criar um ambiente mais acolhedor. 

Por fim, ao implementar essas estratégias, o terceiro setor que mais emprega no Brasil pode aumentar significativamente a satisfação e a retenção de profissionais em meio a espaços de de trabalho mais positivos e incentivadores. 

*Fernando Blower é diretor-executivo da ANR, instituição que tem por objetivo promover o setor de foodservice e defender e representar os interesses dos associados. – [email protected]


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HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
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