23/05/2024 às 01h09min - Atualizada em 23/05/2024 às 20h01min

5 erros que podem acabar com a sua empresa

Ser um bom líder vai muito além de organizar tarefas, é necessário entender de pessoas, explica o advogado Sérgio Vieira

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Uma empresa depende de diversos fatores para se manter funcionando de forma eficaz, no entanto, existem alguns erros que podem afetar os seus resultados e impedir o seu funcionamento no longo prazo, incluindo erros de liderança, administração e jurídicos, como explica o advogado, especialista em direito empresarial, Sérvio Vieira.

Existem fatores que podem ocorrer uma hora ou outra na sua empresa que afetarão o seu funcionamento, mas evitar alguns erros mais comuns é fundamental para garantir a saúde e o sucesso de uma empresa a longo prazo”, explica.

5 erros comuns que podem acabar com a sua empresa:

01 - Líderes que não sabem lidar com pessoas: “Uma empresa são as pessoas que a formam, por isso, um líder deve, necessariamente, saber lidar bem com pessoas, com grupos, com equipes. Quando isso não acontece, os colaboradores acabam desmotivados e os resultados das equipes despencam”, afirma Sérgio Vieira.

02 - Má gestão financeira: “Esse é, sem dúvidas, um dos erros mais comuns. Falhas na administração financeira, como falta de controle de fluxo de caixa, endividamento ou má alocação de recursos, afetam o equilíbrio financeiro da empresa e podem prejudicá-la de forma definitiva”.

03 - Ignorar questões legais: “Ter um bom advogado empresarial auxiliando a sua empresa é fundamental para que ela se mantenha por muito tempo. Manter bons contratos, evitar ônus desnecessários, controle de gastos trabalhistas, ter regras bem definidas para ambos os sócios, etc., são fundamentais para manter uma empresa de pé”, explica Sérgio Vieira.

04 - Pouca inovação: “Empresas que não acompanham as mudanças no mercado, novas tecnologias ou tendências do setor correm o risco de se tornarem obsoletas e perder competitividade, dificultando sua sobrevivência a longo prazo”.

05 - Má comunicação: “Uma má comunicação dentro da empresa causa mal-entendidos, conflitos e falta de alinhamento, o que prejudica a eficiência e a produtividade. Mas também é importante ter uma boa comunicação com parceiros comerciais e clientes, ou seja, ter uma boa comunicação ajuda a evitar grande parte dos outros problemas”.


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FABIANO DE ABREU RODRIGUES
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