22/05/2024 às 13h15min - Atualizada em 22/05/2024 às 20h02min

Philips lança assistente virtual de IA e colabora com AWS para transformar a experiência do EMR com uso de Inteligência Artificial

Philips lança Tasy EMR AI Virtual Assistant com entrada de dados automatizada, extração de dados e em breve, documentação ambiental alimentada com tecnologia AWS

ALINE RAMOS
https://www.philips.com.br/healthcare
Divulgação

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder global em tecnologia da saúde, anuncia o lançamento de um assistente virtual de Inteligência Artificial (IA) que visa transformar a experiência dos registros médicos eletrônicos (EMR). Numa parceria estratégica com a AWS, a empresa também planeja acelerar a inovação em IA no setor de saúde.

Uma pesquisa publicada na Applied Clinical Informatics mostra que os médicos gastam mais de 50% do seu dia de trabalho em tarefas administrativas, como elaboração de documentação de EMR e revisão de prontuários. Com foco no aumento da produtividade e na redução da carga administrativa dos profissionais de saúde, a Philips tem o prazer de apresentar uma solução para transformar a experiência do EMR na América Latina.

No ano passado, a companhia introduziu um recurso de viva-voz em sua plataforma EMR, que permitia aos usuários navegar e recuperar informações por meio de comandos de voz, preparando o cenário para o desenvolvimento do Assistente Virtual de IA.

Agora, a Philips anuncia o lançamento do Tasy EMR AI Virtual Assistant, alimentado por grandes modelos de linguagem, que extrai automaticamente dados importantes de notas clínicas não estruturadas. O uso da ferramenta agiliza o processo de gráficos e elaboração de pedidos, economizando um tempo valioso dos médicos e melhorando a qualidade do atendimento. Além disso, o Assistente Virtual de IA permite a extração de itens de dados importantes que podem eventualmente ser usados ​​para dar celeridade ao processo de alta de um paciente, possibilitando que os médicos agilizem ainda mais o fluxo de trabalho. A utilização do assistente de IA dentro da aplicação do Tasy garante mais segurança e responsabilidade no uso, uma vez que o dispositivo médico é o primeiro e único prontuário eletrônico regular como dispositivo médico pela Anvisa no Brasil.

Como parte de seu compromisso com o avanço da IA ​​na área da saúde, a Philips está trabalhando com a AWS para implantar modelos fundacionais usando o Amazon Bedrock para explorar a documentação ambiental do Philips Tasy EMR. Este serviço totalmente gerenciado oferece vários modelos básicos de alto desempenho de empresas líderes de IA por meio de uma única Interface de Programação de Aplicação (API), juntamente com um amplo conjunto de recursos necessários para criar aplicativos generativos de IA responsável, com segurança e privacidade.

O sistema habilitado para IA da Philips escuta a conversa entre o médico e o paciente, permitindo a extração contínua dos principais dados da conversa, o pré-preenchimento do prontuário do paciente e a elaboração de pedidos, possibilitando que os médicos se concentrem principalmente no atendimento ao paciente e na revisão e confirmação no final do encontro ou consulta.

“Temos o prazer de apresentar nosso Assistente Virtual de IA para EMR, uma solução transformadora projetada para melhorar a eficiência e a qualidade da prestação de cuidados de saúde na América Latina. Ao simplificar as tarefas administrativas e melhorar a experiência de EMR, estamos capacitando os profissionais de saúde a se concentrarem no que realmente importa – seus pacientes. Isto marca um passo significativo para enfrentar os desafios únicos no setor de saúde da região e reafirma nosso compromisso em gerar resultados positivos para médicos e pacientes.”, explica Shiv Gopalkrishnan, líder de negócios de EMR e gerenciamento de cuidados da Philips.

O lançamento do assistente virtual Philips EMR AI para o Tasy é uma inovação significativa que aborda os desafios da escassez de mão de obra, do atendimento fragmentado e do aumento dos custos no setor de saúde, permitindo, em última análise, que os profissionais se concentrem no atendimento ao paciente. Inclusive, foi reconhecido pelo IF Design Award 2024 e será testado em hospitais nos próximos meses.


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