16/05/2024 às 11h40min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h06min

1ª. Olimpíada Literária, de Hortolândia, acontece nos dias 15 e 16, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim

Competição é uma iniciativa da Elo Editora e envolve 35 escolas municipais da cidade

ANDREA TORRES
Foto oficial do evento

Os Jogos Olímpicos foram criados, na Grécia antiga, com o objetivo de utilizar o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito. A 1ª. Olimpíada Literária concebida pela Elo Editora também busca contribuir para um mundo melhor, através da educação e do prazer de ler. Hortolândia é a primeira a receber o projeto Amigos da Leitura, e nos dias 15 e 16 de maio, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, 35 escolas municipais participam das competições. 

 

Esta ação promete ser um marco cultural significativo para a cidade, oferecendo uma plataforma para que estudantes e entusiastas da literatura possam demonstrar seu talento e paixão pelos livros. “A Olimpíada Literária visa fomentar o amor pela leitura e promover o intercâmbio de ideias entre educadores, autoridades locais e profissionais do setor editorial”, comenta Marcos Araújo, CEO da Elo Editora.

 

A competição envolve diversas atividades que desafiam as habilidades literárias dos participantes, incluindo escrita criativa, interpretação de texto e outras modalidades que exploram o vasto campo da literatura e das artes. Os jurados são dois autores da Elo Editora, Milton de Oliveira Filho e Theo de Oliveira, ambos reconhecidos por suas significativas contribuições ao cenário literário. A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 26 de maio, durante o evento Hortolendo, um festival literário amplamente celebrado, que oferece diversas atividades culturais e educativas para a comunidade.


 

Como funcionam as competições: 

Trinta e cinco equipes de diferentes instituições municipais de ensino terão a oportunidade de participar. 

As equipes terão a responsabilidade de escolher uma obra literária para representar através de uma performance artística, durante dois dias de apresentações - cada equipe terá um limite máximo de 10 minutos para realizar sua performance. 

Os vencedores receberão medalhas e notebooks divididos para cinco escolas, um fim de semana no resort Vale Suíço para o professor e sua equipe de apoio e o reconhecimento com o selo de 'Amigos da Leitura'. A premiação inclui uma visita com imersão na Elo Editora, além da realização de uma sessão de contação de histórias na escola vencedora. “Serão 35 escolas municipais que participarão, beneficiando mil alunos de 6, 10 e 11 anos”, complementa Marcos. 


 

Sobre a Elo Editora: Jovem editora que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura pode transformar a sociedade, valorizando a vida das pessoas e dando sentido e novos significados a ela. Para contribuir na construção de um mundo inclusivo, oferece acessibilidade em todos os seus livros, com recursos de audiodescrição e Libras.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREA TORRES MATOS SILVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp